Loja do Haw, Roterista vs Desenhista entre outras coisas


Loja do Haw,
Roteirista e Desenhista,
Organização dos textos na pagina 
de  quadrinhos.

Lost in Space and lost in Time.
Passa no Deviant Art do Haw... tem um monte de coisas espaciais perdias por lá.


Atenção!

Essa matéria vai conter mais textos que imagens, espero que você realmente esteja preparado para ler, e interessado em aprender também.

Olá pessoal como vão?

Hoje era pra ter matéria prática, mas coisas aconteceram e infelizmente não tive tempo de fazer algo bacana para vocês por isso peço desculpas. Como sabem estou fazendo um projeto em parceria com o pessoal aqui da minha cidade, e eu tive que desenhar duas historias. O desenho acima é uma página escrita pelo Matheus, um dos participantes do grupo.

Bem achei interessante falar sobre algumas coisas sobre isso, pois um dia talvez vocês passem por uma experiência parecida desenhando o roteiro de uma outra pessoa. Mas antes gostaria muito da atenção de vocês leitores.

Pra quem sempre passa por aqui deve ter notado que mudei pequenas coisas no blog, acima das matérias agora ficam os marcadores, achei que assim ficaria mais  fácil para vocês encontrarem as matérias.

A outra mudança é o botão do Haw Store. Sim é a minha loja.

- Olha o Haw virando um capitalista.
- Sim meu amigo fã da jump, alias você adora gastar com figures do Naruto, mas ajudar meu blog que é bom nada né...

Enfim, na loja estou vendendo ilustrações e serviços, passem por lá e deem uma boa olhada, estou tentando levantar um capital para poder continuar com meus projetos e com o blog.

Além disso me deram a ideia de fazer uma campanha nesses sites de ajuda coletiva, mas como ainda não tenho nada concluído achei melhor não anunciar nada por lá.

Bem dado recado sobre a Haw Store. Visitem minha loja e gastem fortunas por lá, quanto mais  grana aparecer lá mais novidades eu terei para vender para vocês. http://hawstore.blogspot.com.br/

Agora falando um pouco sobre o projeto que está rolando por aqui e isso vai servir para ajudar vocês a criar as suas parcerias.

Grupo.

Acho que todo mundo já tentou montar um grupo para fazer uma HQ. Montar um grupo exige paciência, pois vocês vão lidar com pessoas e cada um pensa de um jeito diferente.

Mas isso não vem ao caso no momento. O que eu quero falar é sobre a parte prática, sobre o que rola quando uma pessoa faz o roteiro e outra desenha, isso não é fácil, existe muitas coisas que vocês devem pensar antes de sair criando as paginas, tanto para o roteirista quanto para o desenhista.

Vamos a um exemplo.


"Página 1

Nessa primeira página eu pensei em começar com uma visão bem distante do satélite e ir
aproximando aos poucos, para só na página 2 termos uma visão do Marcos consertando
o satélite.
Quadro 1: Nesse primeiro quadro a ideia é mostrar uma imagem do espaço, pode ser a Terra
vista bem de longe ou uma imagem genérica do espaço.
LEGENDA (retangular sem apontamento): Ainda lembro da minha professora fazendo uma comparação em escala: “Se o sol fosse
do tamanho de uma laranja, a Terra seria do tamanho de um grão de areia”.
LEGENDA: “A distância entre a laranja e o grão de areia seria de nove metros”.

Quadro 2: Agora temos uma visão mais próxima da Terra e a lua, mas não o bastante pra ver o
satélite.
LEGENDA: Era só mais uma aula de ciências, mas eu sempre ficava intrigado com as coisas
grandes do universo…
LEGENDA: Foi quando imaginei pela primeira vez o tamanho de Arcturo, Aldebaran, Antares,
que comecei a ficar realmente assustado!

Quadro 3: Um pouco mais próximo. Já dá pra ver o satélite de longe.
LEGENDA: Eu era um péssimo aluno, vivia colando. Eu não odiava estudar, mas tinha muita
preguiça. Talvez fosse pelo meu Transtorno de Défice de Atenção...

LEGENDA: Mas o universo..."

Fiquem atentos ao texto deixado pelo roteirista, o Matheus já tem uma boa experiência com roteiros e deixa as coisas bem claras, quando você pega um texto assim é só seguir o que está escrito e ir desenhando, mas temos que tomar cuidado com alguns pontos. Vamos lá.

Quando ele fala sobre o quadro 1 por exemplo, de certa forma ele me deixou livre para escolher a imagem que eu fosse desenhar quando isso acontece é legal você pensar bem no conteúdo todo da historia. Como a historia se passa no espaço e não segue o roteiro mangá eu decidi por não usar o traço mangá na historia e sim usar um traço mais solto quase um impressionismo, com isso tive a visão do estilo que a pagina seria desenhada lembrei do Filme "Uma odisseia no espaço" e fui pegando mais referências na internet antes de  começar a trabalhar, depois  disso decidi os materiais que eu iria usar, no caso as paginas foram desenhadas em folhas com 30% de algodão, eu já havia falado dessa folhas em uma matéria passada.

Achei legal também usar apenas a técnica do nanquim aguado, já que ninguém mais usa essa técnica hoje em dia e eu me dou muito bem com ela. Decidido os materiais, as referências, e o estilo ainda me faltava uma coisa; dividir os  quadrinhos. Will Einser escreveu ótimos  livros sobre isso, pois não é simplesmente  dividir os quadradinhos de qualquer forma e sair desenhando, há uma dramaticidade, e também um " tempo" de passagem entre um quadro e outro. No fim das contas a pagina ficou assim.


Não há texto ainda, mas podemos observar as descrições deixadas pelo roteirista.


"Quadro 1: Nesse primeiro quadro a ideia é mostrar uma imagem do espaço, pode ser a Terra
vista bem de longe ou uma imagem genérica do espaço. "


"Quadro 2: Agora temos uma visão mais próxima da Terra e a lua, mas não o bastante pra ver o
satélite."

"Quadro 3: Um pouco mais próximo. Já dá pra ver o satélite de longe."

Com tudo isso tive apenas as passagens da descrições das cenas, notem que quanto melhor  for descrita a cena mais fácil será para o desenhista fazer seu trabalho. Colocar "a desenha qualquer coisa"  não é algo legal de se  fazer sempre deem uma ideia de partida para o desenhista, é claro que você não vai poder exigir que ele desenhe tudo o que você descreveu nos mínimos detalhes e não é legal fazer isso também. Deixar o desenhista livre é algo muito válido.

Agora vem a parte chata, e isso eu faço usando o Photoshop, que é tratar a imagem e colocar os textos nela, o Matheus havia coloca na descrição o seguinte detalhe: "LEGENDA (retangular sem apontamento):"

Isso significa que ele queria que eu colocasse o texto todo dentro de uma caixa com fundo branco mas notem o tamanho do primeiro quadro, ele é bem pequeno e cheio de detalhes, colocar uma caixa fechada com fundo branco e contorno preto iria dar muito mais destaque ao texto e o desenho iria sumir, então eu decidi por conta própria que seria melhor deixar as legendas soltas sem caixa de texto, isso pode ser complicado de se fazer, pois pode ficar difícil de ler os textos.

Mas no fim das contas a página ficou assim. 


Vejam que para dar destaque ao texto eu usei uma fonte branca com um contorno preto, eu gosto muito de  fazer isso pois evita de fazer aquelas caixas de legendas que comem boa parte do desenho, o texto fica em destaque da mesma forma e não é tão difícil de ler, e como não há nenhuma indicação de onde vem a fala a impressão que se tem é que o texto é realmente o pensamento de alguém.

Notem também outra coisa, a ordem de leitura de texto, estamos no Brasil então nossa ordem de leitura é ocidental da esquerda para direita, de cima para baixo.

-AH! num diga Haw... serio mesmo?
-Serio meu amigo entusiasta a mangaká tupiniquim, tem gente que quer copiar tanto o mangá que mesmo sendo brasileiro escreve e desenha no sentido oriental... Acho isso totalmente desnecessário...

Pensando dessa forma eu imaginei onde estariam cada "caixa" de texto que o Matheus escreveu e então achei uma melhor ordem para organizar as frases e tudo ficou assim. 

Existem 6 textos então  como são 3 quadros o Matheus dividiu eles com 2 texto em cada um, e percebam que o último texto termina dessa forma: "Mas o universo..."

Ele fez isso de propósito, isso é para instigar o leitor a querer a virar a pagina e o único lugar que o ultimo texto poderia estar era no canto inferior direito da pagina finalizando ela e fazendo o leitor virá-la por instinto. A minha parte foi apenas distribuir os textos de forma agradável para leitura, por isso a ordem desenhada acima. Percebam também minha preocupação com a ordem de leitura, organizando os textos de forma que eles não ficassem sem sentido para o leitor, isso é muito importante.

Finalizando.

Fazer uma página já roteirizada é muito simples, claro que vai depender de quem escreve. Se o cara for muito confuso nas descrições e não pensar que textos muito grandes podem não caber em um quadro pequeno ele, só vai causar problemas e dor de cabeça para o desenhista, e é dever do desenhista alertar o roteirista sobre isso. Comunicação é tudo.

Também lembre-se sempre de revisar a página, não apenas você e o roteirista, mas pelo menos mais 5 ou 6 pessoas. Nós erramos e não percebemos nossos erros, e só com a revisão de outra pessoa que podemos encontrar esses erros.

Bem galera é isso, eu peço desculpas pela matéria conter tantos textos e ser bem mais teórica do que prática mas espero poder ter ajudado vocês, agora vou voltar para o PS pois ainda tem mais quatro paginas para terminar ainda essa semana.

Até a próxima.


Personagens fofas parte... em qual parte paramos mesmo?


 Personagens fofas parte... ah... em qual parte paramos mesmo?


Passa lá no meu deviantart, 
estou ensinando técnicas de como abraçar um urso sem que você seja decapitado. 


Atenção! Matéria dedicada a maiores de 16 anos.

Além disso ela vai ficar um pouco extensa.

 E ai galera tranquilo? 

 Hoje finalmente teremos matéria prática, e não, eu ainda não estou com tempo, mas estou de saco cheio com o projeto e estou deixando ele de lado por um dia para fazer uma matéria legal para vocês.

 Vamos falar de personagens "moe", novamente por que? Horas porque isso da muita visita para blog,por isso >8D.

 Hoje vamos falar de criação de personagem, de character design, e mais algumas outras coisas.

Antes um breve recado.

Obrigado aos comentários que o blog vem recebendo, fico muito feliz em poder ajudar, se vocês precisarem de alguma ajuda especifica fiquem a vontade para perguntar.

Então vamos começar.

Vou explicar para vocês o que é um character design.

Quando vamos criar um personagem além de ter de fazer toda a ficha explicando sobre sua personalidade, característica física e todo o mimimi que a gente lê nesses blogs ctrl+c ctrl+v, existe algo a mais que poucos explicam (talvez pelo fato que eles simplesmente copiam matérias de outros blogs ao invés de realmente explicar e ensinar ao leitor!)

Um dos processos de criação de personagem é o character design, que consiste em alguns pontos.

1. A partir da anotação das características físicas da personagem você começa a fazer um sketch rápido da mesma, visando desenhar o rosto e o corpo de preferência nu, e posteriormente com roupas.

Essa primeira parte é mais um estudo do que um trabalho final, por isso mesmo é apenas um sketch (esboço) da personagem geralmente os primeiros desenhos não serão os desenhos da personagem que você deseja criar. 

Vamos a um exemplo.







Aqui neste exemplo eu fiz a personagem nas três poses principais, frente, perfil e costas muitos já desenham com a roupa, eu pessoalmente não gosto e prefiro fazer a personagem nua e depois ir trabalhando nas roupas que ela vai usar.

Reparem que eu anoto algumas coisas isso são tópicos da parte descrita da personagem não há necessidade de fazer isso, mas a vantagem é que isso deixa tudo mais organizado.

E motivo para que eu desenho a personagem nua é para ter mais detalhe do corpo da personagem, assim posteriormente posso trabalhar com mais facilidade com as  roupas, sem falar que posso colocar uma marca de nascença ou qualquer outra coisa que a roupa iria esconder, a pose para esse tipo de desenho é simples, o personagem tem de estar de pé e sem nenhum ângulo alto ou baixo  visto totalmente de frente isso facilita na hora de marcar as proporções do personagem.

Outra utilidade de se fazer isso antes de sair desenhando o personagem  final é a possibilidade de alguma melhoria na característica  física do mesmo, sem falar que você terá em  mãos uma referência de três poses do personagem, então sempre que você precisar  consultar alguma característica do personagem é só usar esses esboços.

De fato esses desenhos servem como uma referência de proporção e por isso é legal que os três desenhos estejam na mesma altura, se você for usar uma folha A4 alinhe as três na mesma altura e marque as mesmas proporções nelas assim todas ficarão iguais.

Fim da primeira parte

2. Criar o rosto.

No mangá, o rosto tem muita importância. O rosto das meninas fofas não é muito difícil de desenhar principalmente se você for um copião sem vergonha que não ta nem ligando.

Ao criar o rosto de uma personagem fofa você pode usar referências de animes moe como Hanayamata, Usagi gochuumon desu ka, Inari kon kon, Sakura CC,  etc. Mas, (repito) mas tomem cuidado para não virar uma cópia, não é nada legal seu desenho ficar muito parecido com a referência que você está usando. E isso está acontecendo com os próprios desenhos japoneses, se vocês repararem na Kyoto Animation por exemplo, depois de 2007 não há nenhuma diferença entre uma personagem e outra.

- Então Haw, como eu posso evitar esse problema?
- Excelente pergunta jovem gafanhoto grande lutador de karatê ocidental.

O correto é desenhar o rosto em vários estilos. Vamos ao exemplo.



Lembra desse desenho? Eu usei ele como exemplo no post passado mas enfim, esse desenho  é um começo para fazer o rosto da personagem, há diferenças nos rostos se vocês repararem, o estudo ainda não terminou e eu fiz mais um desenho dela. O legal é ir variando os olhos, o cabelo e tudo mais.



Aqui continuei meu processo de criação do rosto da personagem, o último rosto foi o que me deixou mais satisfeito e possivelmente será o desenho final, sendo assim agora eu preciso fazer os desenhos com as expressões da personagem, infelizmente eu ainda não tive tempo de fazer isso, quando eu terminar esse parte eu posto aqui no blog para mostrar para vocês.

O importante na parte da criação do rosto é ter uma visão bem clara da personagem em sua mente e tentar fugir um pouco de referências outros mangás, é claro que isso é algo bem avançado pois requer um bom conhecimento de criação de  rosto e para isso você deve estudar bem a técnica do desenho acadêmico, sem essa técnica é muito difícil você fugir de influências externas.


 O desenho acima foi um estudo de observação a técnica usada nele é a acadêmica, com essa técnica você consegue aprimorar o seu traço e fugir do fantasma dos desenhos que ficam todos iguais.

A segunda parte estaria mais focada na criação do rosto, usar referências apenas para ter um pequeno chute inicial é válido, depois use outras técnicas combine outros estilos de olhos e cabelos e zás zás e zás. Fique atento ao formato do rosto, já que no Japão eles apenas usam aquele formato de rosto ovalado com o queixo pontiagudo (to mentindo?) tente fazer algo diferente disso.

Fim da parte 2

3. Criar as roupas principais que a personagem irá usar.

Ao criar roupas é legal pensar em um tema, além disso é muito bom pegar referências de vestidos, calças e tudo mais na internet e desenhar até a mão sangrar e os dedos  explodirem.

Os exemplos abaixo são as primeiras roupas que eu criei desta personagem, vou fazer mais roupas dela e mostrarei para vocês quando estiverem prontas.


Nesse primeiro desenho usei o tema de carneiro para criar a roupa da personagem, é muito interessante criar várias poses isso facilita muito na hora de desenhar a personagem, eu gostei muito dessa  roupa e ela me deu ideia para outras que eu vou desenhar mais pra frente. Percebam que aqui é necessário um conhecimento de drapeado e de tecidos, esses conhecimentos serão passados em outra matérias assim que eu tiver mais tempo.


O segundo desenho também me agradou muito, é bem mais detalhado e acredito que vou usá-lo em um ou dois  capítulos da historia, ainda preciso desenhar mais roupas inclusive as roupas comuns que ela  vai usar no dia a dia.

Na terceira parte da criação da personagem é legal ficar atento a roupas, acessórios e tudo mais que a personagem  for usar  durante a historia, use muitas referencias da internet  para criar as roupas.

Finalizando.

Criar um personagem não é algo rápido, existe um processo de criação e quanto mais detalhado você  for, melhor será na hora de finalmente começar a desenhar o personagem quanto mais desenhos você fizer do personagem nesse momento mais rápido será na hora de fazer os quadrinhos.

Lembre-se de  desenhar o personagem em várias poses, com várias expressões diferentes e roupas, isso vai ajudar muito. Além disso não se esqueça de criar o seu personagem em outros estilos para testar qual é o melhor para a sua historia, afinal o mundo dos quadrinhos não vive apenas de um tipo de traço.

Bem galera por enquanto é isso eu espero ter ajudado em algo.

Até a próxima.

Me ajudem na próxima matéria, pois estou sem ideia do que falar no momento!


Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.