Como desenhar mãos.

Como desenhar mãos.

Descomplicando o estudo de mãos.



E ai galera como vão?


Hoje vamos falar mais um pouco sobre mãos, um assunto que assusta muita gente e deixa a maioria dos estudantes frustrados.

Desenhar mãos não é fácil, mas não apenas pela complexidade envolvidas nas partes de se desenhar os dedos a palma e o punho, o maior problema é que nos falamos mais com as mãos do que com a boca.

O que quero dizer é que as mãos fazem parte da expressão corporal isso é óbvio o problema acontece quando os estudantes se focam mais em fazer dedos delicados e mão perfeitas e esquecem do gestual das mãos.

Como podem ver o assunto é complicado e por isso mesmo eu vou descomplicar isso para vocês então vamos começar, antes eu recomendaria a leitura do livro "Drawing dynamic hands" do Burne Hogarth infelizmente não há tradução para esse livro.

Para explicar esse assunto vou usar um meme bacana do John Travolta de referêrncia.


A ideia não é apenas por ser uma imagem engraçada mas pelo fato dela transmitir uma mensagem mesmo sem texto. Esse é o ponto do gestual passar a mensagem através do gesto e nada mais.


Continuando.

O primeiro passo como eu disse na matéria sobre como desenhar a expressão corporal é observar o modelo antes de sair desenhando, a observação é um ponto muito importante e demora um certo tempo para perceber a diferença entre observar e apenas enxergar.

Extraindo o gestual da cena teríamos o seguinte desenho.

Lembre-se que o gestual é o desenho mais simples que representa o movimento do personagem.

A partir do gestual começamos a aplicar nossos conhecimentos em proporção e anatomia.

Nessa parte já colocamos o volume e acertamos as proporção, também colocamos alguns objetos importantes.

O problema de desenhar a mão é que muitas pessoas focam toda sua atenção para elas, mas a verdade é que as mãos fazem parte de um todo, antes de desenhar as mãos do seu personagem analise bem se a postura e o gesto dele estão passando a mensagem que você deseja transmitir, caso contrario mesmo que você saiba desenhar super bem a anatomia das mão elas vão ficar estranhas.


Nossa mão tem infinitos movimentos e ela pode se "moldar" e muitos formatos diferentes, como no exemplo acima vemos que a palma da mão é mais complexa de ser desenhada do que a mão fechada, então vamos descomplicar essa parte.

O que tona nossa mão complicada é o fato dela ser feita de muitas partes que enxergamos como um todo, a partir do momento que você consegue entender cada parte da mão ela se torna mais simples. 

Então vamos a explicação da imagem.
  1. A palma da mão se liga ao punho pelos ossos do antebraço, o osso ligado na mesma posição do dedo polegar é o rádio o osso mais curto do antebraço, e o  osso ligado na direção do dedo mindinho é o cúbito ou ulna o osso mais longo do antebraço, é importante saber disso pois o dedo mindinho está sempre na direção do cotovelo. 
  2. A palma da mão tem mais ou menos a proporção do dedo do meio (ou dedo médio) sabendo que a mão aberta tem a proporção de uma cabeça.
  3. Os dedos são feitos de 3 partes expostas fora da palma da mão, desenhar essas 3 partes facilita a ideia de movimento do dedo.
Explicando um pouco mais.

A palma da mão pode ser simplificada dessa forma, isso vale para desenhar ela de frente ou de costas o importante aqui são os pontos destacados em azul, veja que há dois círculos e um  triangulo, esses dois círculos não são do mesmo tamanho, perceba que o que será o polegar é maior e sai da linha do punho fazendo uma curva mais acentuada, já o circulo que aponta para o dedo mindinho tem uma curva mais sutil ligada ao punho.

Perceba também que o triangulo na parte interna aponta para o centro da mão e suas outras vértices apontam para o inicio do dedo indicador e para o dedo mindinho, sabendo onde ficam esses dois dedos fica óbvio encontrar o dedo anelar e o dedo médio.

Voltando ao desenho do John.


Neste momento eu não me preocupo muito em fazer um traço bonito e correto o que mais importa é saber a localização dos dedos e o movimento das mãos, o movimento do corpo também é extremamente importante, o próximo passo seria a filtragem destes rabiscos. Antes percebam que eu não desenhei os dedos como um objeto interiço, eu desenhei parte por parte de cada um deles. 


Nesta última imagem já temos um desenho satisfatório, mas ainda não finalizado ainda há muito para trabalhar o mais importante é que já acertamos o gestual da cena, os pequenos detalhes são acertados conforme a arte final vai caminhando, é claro que se eu fosse fazer isso aqui entraria em outro assunto que não vem ao caso no momento.

Finalizando.

Você não vai aprender a desenhar mãos de um dia para o outro, mãos são um dos detalhes mais importantes do gestual e precisam de muita atenção para fazer parte de toda a expressão que você quer transmitir para o espectador.

Nãos saia apenas desenhando as mãos como um louco, ao invés disso tente entender sua mecânica e sua dinâmica, entender o que estamos desenhando pode ser melhor do que sair fazendo releituras a torto e direito.

E por último tenha paciência, você não está sozinho nessa, todos os estudantes de desenho passaram aperto para desenhar mãos.


Então galera é isso ai espero ter ajudado vocês qualquer duvida ou sugestão é só usar os comentários.

Até mais.

Como desenhar o corpo masculino e feminino parte 1

Como desenhar o corpo masculino e feminino 

parte 1



Eu acho


Atenção conteúdo recomendado a maiores de 16 anos, 
todos os assuntos aqui abordados tem como único objetivo o estudo da anatomia humana.



Yo Galera.

Lembre-se de visitar meu tapastic.

E então eu estava no meu Twitter vendo a galera reclamar muito que não conseguem desenhar homens, e eu olhei as postagens do blog e as matérias sobre como desenhar homens são as que tem mais visitas, então decidi falar um pouco mais sobre o assunto, então pegue seu sketchbook e vamos estudar um pouco.

O maior problema para as pessoas que começam a desenhar é que a maioria dos livros e sites voltados para este assunto apresentam mais estudos com modelos de mulheres do que de homens, isso acaba criando um vicio na pessoa fazendo que quando ela tenta desenhar um homem ele acaba ficando andrógeno, ou seja, sem um sexo definido.

Para evitar isso você precisa entender as diferenças mais drásticas entre os corpos, e eu não estou falando apenas de cintura, seios e ombros.

Sempre que temos um problema com desenhos precisamos ver a sua base, e a base é o esqueleto, em uma primeiro olhada percebemos a única diferença referente a altura, só que, há mulheres mais altas que homens e homens mais baixos que mulheres, então a altura não é e nunca será referência de diferença drástica entre os esqueletos. A verdadeira maior diferença está no osso da pelve conhecido popularmente como bacia. 


A  pelve feminina é mais larga para permitir o parto, por conta disso a mulher possui a cintura mais estreita e o quadril mais largo, isso modifica o desenho do corpo e mesmo que a sua personagem não tenha seios avantajados e seja um pouco mais gordinha desenha-lá com o quadril mais largo deixará o corpo dela mais feminino. Porém se você fizer isso em um personagem masculino terá problemas sérios para definir o sexo dele.

Mas não para por ai existem pontos mais sutis.

Neste esboço percebemos que ambos tem a mesma altura e a mesma largura de ombros, ou seja é sim possível uma mulher ter ombros largos e um homem ter ombros estreitos isso não é um ponto chave do corpo, os pontos chave são a cintura e a região da virilha.

O homem não tem cintura por conta do osso a pelve ser estreito, o corpo tem a cintura reta por mais bombado que o cara seja, isso só muda se o homem for gordo, mas vou falar sobre isso mais a frente.

Outra diferença é o espaço entre as penas que existe na região das genitálias, a mulher tem um espaço entre as pernas o homem não tem por motivos obvieis. 

Essas são as diferenças nos corpos, é claro que isso muda muito quando a pessoa está acima do peso e eu digo muito acima do peso, mas ainda assim há diferença entre os corpos.


Quando acima do peso o corpo se modifica, ainda assim há diferença que podem definir o sexo da personagem, os homens acumulam gordura na região da barriga, as mulheres acumulam gordura na região dos quadris, há também um aumento de tamanho em várias outras regiões do corpo.

Personagens gordinhos são raros, os desenhistas pouco estudam o corpo acima do peso o que acarreta em problemas futuros quando ele precisar ilustrar pessoas que estão acima do peso, e convenhamos, o corpo humano não tem um padrão acadêmico como é ilustrado em vários livros de estudo.

Usamos estes padrões para facilitar os estudos, afinal, se não houvesse uma forma de organizar a imensa quantidade de tipos físicos o estudo do corpo humano seria ainda mais complicado.

Um outro padrão que pode ser usado como base para seus estudos são os três tipos de corpos conhecidos como: 

Ectomorfo > pessoas que tem ossos finos e longos, possuem dificuldades em ganhar massa muscular e acumular gordura.

Mesomorfo > pessoas que tem densidade óssea e tem facilidade em ganhar massa muscular, o acumulo de gordura é intermediário. 

Endomorfo > pessoas com densidade óssea enorme e tem grande facilidade em acumular gordura corporal, em contrapartida possuem uma grande facilidade em ganhar massa muscular.


Neste caso essa ilustração mostra como são os três tipos de corpos para fisiculturistas.


E aqui os três tipos de corpos femininos, percebam que nesse caso as modelos não são fisiculturistas.

E por enquanto é só, se sobrar um tempo semana que vem eu continuo o assunto com vocês.

Até mais.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.