O tão perseguido reconhecimento.

O tão perseguido reconhecimento.


Olá pessoas como vão?


Você começa a desenhar e em certo momento você percebe que quer mostrar seus trabalhos para o mundo, dai vem a galera e vê suas bizarrices e dizem “nossa seu desenho tá bem loco” só que não seu traço de verdade está bem ruim e você talvez nunca saberá disso pois quem está vendo seu desenho possivelmente tem o mesmo nível de conhecimento que o seu.

Dai um dia alguém diz que seus desenhos são uma merda e você se sente mal e desite de desenhar, bem iso acontece com 70% das pessoas, os outros 30% ficam putos da vida e continuam estudando, esses estão a procura de melhorar cada vez mais e com toda certeza vão o aprender que desenhar o Naruto não é algo tão bacana assim.

E então vem outra prova isso acontecerá quando você alcançar um certo nível de maestria e nesta época você vai procurar o reconhecimento esse será um ponto mais estranho da sua jornada, você vai querer likes no facebook, seguidores no Insta, e etc. Tudo em nome do reconhecimento artistico, bem vai chegar o dia que você vai entender que isso não tem importância alguma.

Mas se você sobreviver durante toda sua jornada você vai encontrar o verdadeiro reconhecimento: o seu.

Quando você reconehcer seu trabalho, sua dedicação e sua arte meu amigo você vai entender bem o que é reconhecimento.

Até amanhã.

Ninguém sabe tudo.

Ninguém sabe tudo.


Ainda vou levar umas semanas para terminar isso aqui.


Olá galera.

É ninguém sabe tudo, e acredito que ninguém vai ter tempo para saber tudo, e as vezes esse tudo pode ser tudo de um assunto só.

Por exemplo seria possível saber tudo sobre animes e mangás?
Eu acredito que não.

Como também não é possível saber tudo ilustração, composição e etc.

Saber tudo é um problema, mas da pra saber o suficiente não é mesmo?

E quanto é o suficiente?

Pessoalmente acho que saber o suficiente também não é algo possível, mas podemos ser suficientemente bons em uma coisa e sermos capazes de nos sustentarmos com isso.

Entretanto você vai sempre querer aprender mais, bem é o que eu espero de você pois quando chegar um momento em que você disser "a eu já sei tudo o que eu preciso" pode acreditar que esse será o pior dia da sua vida.

É não da pra saber tudo, não da pra ser bom o suficiente, não dá simples assim.

E dai? Por conta disso vou parar de melhorar todos os dias da minha vida? Achoque não né?

Não da pra ser o melhor do mundo, mas é bem fácil ser melhor do que você foi ontem não é mesmo?

Se ontem você cometeu erros fique feliz, hoje você vai lembrar deles e vai evitar de cometer os mesmos erros, a não ser que você seja burro mesmo.

Então não tente saber sobre tudo, tente saber o que você não sabia ontem.

Amanhã você vai aprender algo novo e você será melhor do que hoje.

Então até amanhã.

E olha só como é essa tal concentração.

E olha só como é essa tal concentração.

Olá galera como vão.

Poucas pessoas sabem, mas eu sei fazer 3D, pintura a óleo, pintura acrílica, pintura com aquarela, escultura, e é claro desenho e também animação 2D.

E a bendita concentração o que tem haver com isso?

As vezes por saber  fazer um pouco que de cada coisa eu não consigo me concentrar somente em uma coisa, hoje por exemplo fiz tantas coisas que nem me recordo mais e no fim do dia esqueci de fazer o post do dia 28, mas não por negligencia eu ia fazer o post mesmo.

E então eu tive a linda ideia de fazer um modelo 3D do dormitório das meninas para a HQ sim eu vou usar muito recurso 3D no cenário pra tudo ir mais rápido, e olha da um trabalho danado fazer o cenário 3D do zero então isso não é cheat viu.

O que acontece é que eu estava tão envolvido com o projeto que eu esqueci da minha existência, e eu adoro isso.

Adoro quando estou tão concentrado que esqueço de tudo, até mesmo de postar no blog.

Mas é isso ai post feito de madrugada.

A gente se fala... er daqui a pouco até mais. 

O problema dos discursos de ódio contra o mangá nacional.

O problema dos discursos de ódio contra o mangá nacional.


Mangá é coisa de otário, individualista e invejosos se afaste destas pessoas.

Olá galera.

Eu escrevi um grande texto hoje sobre os discursos de ódio que eu ando vendo no youtube, em podcasts e em grupos de HQ, no fim das contas o texto ficou tão grande que salvei ele em um rascunho do blog e quem sabe um dia eu postarei ele.

Só queria dizer que estou chateado com muitos artistas já consolidados no mercado que estão pregando a discriminação contra as pessoas que desenham "mangás". E

Por muitas vezes eu alertei para o risco de chamar o mangá de estilo de desenho e bem ai está o resultado, vejo cada vez mais artistas, youtubers e grupos de desenhos falando mal daqueles que gostam de desenhar como os mangakas japoneses e asiáticos. 

O estrago está feito pessoas estão pregando discursos de ódio em cometários de vídeos que falam mal de um movimento artístico, pessoas que desenhavam mangá estão partindo para outros estilos evitando serem taxadas de babacas, otários e individualistas.

No fim das contas o que vai acontecer no nosso país é que cada vez mais pessoas irão entrar em outros movimentos de traços para abandonar o mangá.

Gostaria de desejar boa sorte a todos aqueles que amam este tipo de traço e que persistem neste caminho, eu sei que nos não somos o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais e grupos artísticos.

Bem no fim das contas o futuro continua nublado para aqueles que querem continuar desenhando como os grandes mestres e mestras nipônicos e agora temos mais essa barreira discriminatória para superarmos.

Vamos continuar desenhando nossos mangás, vamos melhorar nossos traços, vamos ser melhores e vamos incomodar mais e mais essas pessoas que nos odeiam, essa é a melhor resposta que podemos dar a eles.

Não entrem no circulo de ódio deles.

O que resta é dizer boa sorte a todos nos que continuaremos nossa jornada, espero que um dia os outros movimentos artísticos nos aceitem como amigos e não com o ódio que eles tanto pregam.

É isso galera tenham uma tarde de estudos e eu vejo vocês amanhã.


Qualidade importa sim, mas...

Qualidade importa sim, mas...



Olá galera.

Hoje vou falar de qualidade de trabalho.

O que é essa bendita?

E como saber se seu trabalho tem ou não qualidade.

Eu ainda não achei um termo correto para definir algo com qualidade ou sem qualidade quando se trata de arte já que isso vai de uma pessoa pra outra, o que eu sei pela minha experiencia é que mesmo que você tenha uma altíssima qualidade de traço certos estilos de trabalhos são repudiados pelo mercado nacional e infelizmente o mangá é um destes estilos.

Trabalho de qualidade ao meu ver seria aquele que você conseguiu vender mais de uma vez pensando assim fica mais fácil para eu pensar no que é qualidade ou não.

O que é bem complexo pois já vendi muito desenho que eu achava ruim pra caraio enquanto outros desenhos que eu achava super bonitos ficaram encalhados. Vai lá entender o mercado não é mesmo?

No entanto existe alguns pontos pessoas que você pode desenvolver para saber se seu trabalho tem qualidade ou não, infelizmente isso será um ponto PESSOAL e não COMERCIAL.

Para mim quando MEU traço está mais próximo dos artistas que eu admiro eu digo que estes desenhos estão com mais qualidade, como sabem sou um grande fã do Tony Taka e do Meru Kishida portanto se meu traço estiver o mais próximo do traço deles (sem perder minha identidade) eu julgo que eles estão com mais qualidade.

Portanto o que define qualidade para mim é o quanto o seu traço está mais próximo ou mais distante do seu objetivo, sinceramente eu não faço desenhos de qualidade na maioria das vezes e eu sei bem disso e ai vem o porquê do titulo de hoje.



Qualidade importa sim, mas quantidade importa mais.

É e fazer coisas com quantidade vai de contra a qualidade até porque coisas de qualidade demoram muito tempo para serem feitas, o desenho acima que foi feito para um cliente demorou 18 horas trabalhadas para ficar pronto, já o primeiro desenho do início do post demorou coisa de duas horas para ficar pronto.

O que acontece com a galera que está começando é que todas elas querem focar apenas em qualidade sendo que seus traços beiram a perdição dos traços ala Deviantart. No popular traços ruins pra caraio.

Então há momentos em que você vai dedicar mais tempo para fazer um traço bonito e há momentos que você vai fazer um monte de desenho ruim, esses desenhos ruins são mais importantes que o desenho bonitinho cheio de estrelinha e etc.

Por isso a importância de ter um monte de sketchbook para serem rabiscados.


Então não se preocupe se você tem semanas desenhando porcarias isso é normal.

Continue desenhando e desenhe sempre um dia sem desenhar é muito pior que um dia desenhando porcaria pode acreditar.

O desenho ruim de hoje vai te ajudar a fazer um desenho melhor amanhã e assim por diante.

Então qualidade importa sim, se for para um portfólio, se for para um cliente, se for para ganhar grana ou para entrar num projeto de alguém, ai sim a qualidade importa e muito.

Mas no dia a dia a qualidade pouco importa o que importa no dia a dia é você continuar estudando sempre todos os dias.

Então vai lá rabisque muita porcaria e continue estudando.

Te vejo amanhã.
 

Quais as novas?

Quais as novas?



Olá galera.

Acho que a pior maneira de começar uma conversa com qualquer pessoa é perguntando "E ai quais as novas?"

Da pra perceber o desinteresse da pessoa em cada letra desta frase.

Mas hoje não vim falar sobre isso, ontem eu tive problemas com minha internet e acabei postando sim um assunto diário e hoje quando entro no blog pumba descubro que o post não foi pro ar.

Bem problemas técnicos não podem me desanimar afinal a corrente não foi interrompida eu postei sim a matéria de ontem.

Hoje gostaria de falar sobre o consciente coletivo tem um monte de gente que morre de medo disso e tenta evitar ele ao máximo eu tenho uma noticia ruim para você; não há como se livrar deste problema o negocio é aprender a conviver com ele.

Sempre que eu crio um personagem que eu julgo novo alguém em algum lugar do planeta teve a mesma ideia, isso aconteceu recentemente com a nova personagem do LOL que é a copia exata de uma personagem que eu havia criado a anos atrás.

Eu sei não tenho como provar e todo aquele mimimi de  " eu preciso processar a Riot por me plagear "
Mas minha personagem so vive dentro das minhas ideias e dentro dos textos que eu escrevo no meu computador então quem foi o burro de não aproveitar a ideia? Isso mesmo eu.

Se você tem uma ideia boa corra para colocar ela em prática pois com toda certeza alguém teve a mesma ideia em algum lugar e essa pessoa vai ser rápida para concluir o que ela imaginou.

Há uma historia contata em muitas religiões, crenças e etc. De que todas as ideias vem de um lugar único, todos nos conseguimos alcançar este lugar e trazer a ideia para o plano material e olha eu acredito muito nesta ideia.

Não é muito incrível você e uma pessoa totalmente desconhecida ter a mesma ideia ao mesmo tempo no mesmo planeta? Cara quais são as chances de isso acontecer numa escala universal?



Portanto eu não tenho medo do consciente coletivo eu acho ele incrível na verdade e outra eu penso que se a minha ideia foi realmente boa que alguém colocou ela em prática isso só quer dizer que em algum momento a minha vez vai chegar.

Eu vejo muito otakinho ai de começo de vida morrendo de medo que alguém venha copiar seus desenhos mal feitos, na boa cara ninguém vai te copiar a ideia não é sua ela é do universo e todos tem acesso a ela.

Então relaxem e desenhem e criem suas historias com toda certeza vai aparecer alguém uma ideia igual a sua e essa pessoa não te copiou ela so teve acesso a mesma ideia que a sua através do universo.

O que eu estou querendo dizer é que não use o consciente coletivo contra você mas ao seu favor. E para de ter medo de mostrar seus trabalhos!

Até amanhã se minha net colaborar.

Desistir ou persistir?

DESISTIR OU PERSISTIR?

Olá pessoal.

Tem vezes que da raiva desenhar, tem vezes que por mais que você estude você continua cometendo os mesmos erros.

As vezes surge alguém mais novo que sabe desenhar melhor do que você e isso da mais raiva ainda e quando um colega ou um conhecido consegue aquele job que você sempre almejou ah rapaz isso da uma raiva tremenda.

A borracha some, o lápis quebra a ponta, o computador trava no meio de um trabalho que você não havia salvado, o cachorro começa a latir, o vizinho poe fogo em folhas secas, e tudo aquilo se acumula com mais coisas e por fim você diz.

AH! Quer saber vai a merda eu desisto!

Bem fácil, bem simples, puff desisto acabou cansei dessa vida.

Dai você vai pra cama com aquela raiva e tudo gira para você se manter no estado de desistência e ai a mágica acontece.

Passa um dia, dois, três e lá está você de volta desenhando, e passando as mesmas raivas de sempre, poxa vida como você é burro não é mesmo?

Não você não é burro você é teimoso e ainda bem que você é teimoso pois essa teimosia vai te levar para algum lugar.

E sabe essa raiva que você está sentindo por N motivos aprenda a canalizar ela e usa-lá como combustível.   


Sente raiva por que seu traço não evolui?

Estude mais e procure mais informações sobre como estudar e como melhorar, tem muita gente no mundo doida pra te ajudar a continuar.

Seu vizinho é um babaca que não deixa você se concentrar?
Use essa raiva para ter o foco de se mudar de casa com a grana que você ganhar com seus trabalhos.

Seu amigo conseguiu um job bacana em um estúdio no estrangeiro? 
Refaça os passos dele com toda certeza você também conseguirá um emprego desse.

A ideia é que a raiva é um sentimento muito poderoso e pode ser usada para te ajudar nos momentos mais dificeis, se está com raiva não pense  "AH VOU DESISTIR" pense "AH EU VOU É PERSISTIR"

Como no filme do Rock a velha frase "Não é sobre quanto bater mais forte, mas o quanto você aguenta apanhar" define bem a vida de um ilustrador.

Tu vai apanhar a todo momento, e a todo momento você vai ter que levantar e falar "que soco mais fraco foi esse vida? Ta ficando sem jeito de me bater é?"

Continue seus estudos de boxe e de ilustração e siga em frente.

Até amanhã.

Criando Personagens.

Criando Personagens



Olá galera como vão?

Criar um personagem não é algo que você vai fazer da noite pro dia, alguns deles até saem rápido outros demoram muito tempo para serem criado, tipo muito tempo.

A Meli personagem que apresenta a próxima HQ é um destes casos, eu criei esta personagem a anos atrás e naquela época a historia era um romance  e hoje em a historia mudou tanto que nem parece ser a mesma historia.

Por vezes criamos um personagem que tem um historia de introdução muito boa, eu acredito que a Meli seja este caso o problema veio depois com o andamento da historia com o tempo eu ia enjoando fácil da historia dela e por muitas vezes eu engavetei a ideia.

Em 2011 esse era o conceito da Meli, cara como eu desenhava e ainda desenho mal D8

Na época a ideia era bem rasa e focada em apenas alguns personagens tudo girava em torno dela e de um romance proibido com um outro ser. A historia tava uma merda! Simples assim.

Mas havia um conceito na Meli que eu queria muito aproveitar não vou falar o que era para não dar spoiler então engavetei a ideia e deixei ela ali fermentando.

Anos se passaram e resolvi reescrever a historia e agora com mais ideias, a Meli deixou de ser uma personagem principal para se tornar uma personagem de apresentação e as lacunas que haviam na historia foram preenchidas com outros personagens, agora a historia não é mais um romance, mas uma comédia com muita ação e baseada em todos os jRPGs que eu já joguei.


Disse adeus ao Caos o personagem que faria dupla com a Meli e coloquei mais de 25 personagens na historia fora os persongens de apoio e outros que vão aparecer em momentos chave.

Me baseiei muito mas muito mesmo em Jogos de RPG Japoneses da qual eu sou um fã enorme!

E também aproveitei a narrativa (pasmem) do shounen Yeah tem alguns shounens que estão influenciando minha escrita sim.

É claro que vai ter romance e vou deixar isso para vocês descobrirem assim que forem lendo.

MAS enfim a Meli passou por mudanças de desing durante esse tempo, ela ganhou asas emplumadas como de anjo e um par de chifres e no fim das contas ela ficou assim.


Mudou muito e infelizmente ainda não estou satisfeito ainda preciso melhorar mais coisas no rosto dela.



A Meli hoje em dia tem essa aparencia, o que sobrou da primeira versão talvez foi apenas o olhar de e o jeito acuado, de resto acabei dando um reset em tudo e provavelmente esta ainda não será a versão final dela.


Ainda estou com problemas para desenhar algumas expressões dela mas enfim.

Criar um personagem é demorado, as vezes temos uma ideia muito boa que não sai do lugar neste momento é bom largar a ideia na gaveta por um tempo e esperar o momento certo para continuar com ela, bem as paginas eu estou fazendo aos poucos estou levando 7 dias para fazer uma página e talvez essa última eu vá demorar um pouco mais pois estou com problemas para visualizar a cena como um todo.

E isso tudo é normal, ninguém sai desenhando algo já concreto é muito difícil alguém consegui fazer um primeiro desenho e ele já sair do jeito que a pessoa queria.

Portanto meu amigo minha amiga não se preocupe tanto se você tiver que refazer um personagem do zero ou até mesmo uma historia toda do zero, todo mundo faz isso.

E por hoje é só até amanhã.

Vigésimo primeiro elo da corrente

Vigésimo primeiro elo da corrente.

 Olá galera como vão?

Hoje estou contado o post numero 21 desde que comecei a postar diariamente no blog, eu sei que o blog perdeu um pouco o foco em ensinar a desenhar e acabou virando mais um blog diário, mas enfim as visitas também foram pelo ralo então está tudo bem.

Bem hoje talvez possa ser o último dia da corrente e eu espero que não seja pois amanhã eu irei fazer exame de vista. estou com um problema no olho esquerdo que vem me incomodando faz um tempo e como sabem quando a gente vai no oftalmo eles tacam aquele colírio pra dilatar as pupilas e eu fico totalmente cego com aquilo.

 Mas eu não vou deixar um colírio me parar não mesmo então é bem possível que amanhã eu poste alguma coisa bem rápida por aqui e também irei postar algum desenho também, mas vai ser aquela coisa bem simples também, eu estou torcendo para que não haja necessidade de dilatar minhas pupilas de verdade.

Fora isso hoje tive que voltar a usar a técnica de pomodoro porque eu estava me sabotando pra caralho, tirei o dia para praticar minha disciplina novamente e hoje o dia foi bem mais produtivo, eu não trabalhei ainda nas páginas da HQ eu dei preferencia em estudar mais o rosto da Meli, a pagina da HQ ta me dando muito trabalho então estou fazendo ela com mais cuidado.

Como trabalho melhor a noite estou desenhando a pagina a noite, um soldado de cada vez... é desenhar um batalhão não é rápido, não mesmo...

E assim a HQ vai saindo com calma ainda tenho que rever alguns personagens que eu não gostei muito do design na real eu gostaria mesmo era de ter um feedback de algum brother, mas é complicado ficar atrapalhando o trabalho desses caras.

Enfim torçam por mim a amanhã e eu espero de verdade não ficar cegueta por uma semana como foi da última vez.

Até mais.

O grande e briguento eu disse não!

O grande e briguento eu disse não!


Se você assistiu isso você teve uma infância feliz.

Olá galera como vão?

Hoje não vamos falar de mangá por enquanto.

Hoje eu quero falar sobre o poder de dizer não a muitas coisas.

A gente cresce achando o não algo errado, algo negativo  até darem para a gente a liberdade de dizer sim a muitas coisas e então esquecemos o poder do não.

Depois de adultos ninguém vai mandar em você e você pode fazer o que bem quiser, você quer passar horas jogando LOL você pode, você quer estourar o limite do seu cartão de credito e não pagar as contas você também pode.

Ou talvez você queria largar todos seus projetos de vida para procrastinar no facebook ou no twitter, siga em frente você pode.

E no final do dia você vai se sentir um lixinho da sociedade pois não fez nada de útil apesar de ter feito tudo o que você queria ter feito, pois é que complicado não é mesmo?

Por um lado temos a liberdade de não fazer nada e por outro temos a bendita consciência para nos aborrecer toda noite.

Mas para mim a algo pior que uma consciência pesada a o fato de que para você dizer sim para uma coisa você fala não para diversas coisas. 

Por exemplo.

Vou procrastinar o dia todo no facebook e twitter E VOU DIZER NÃO PARA OS ESTUDOS DE ANATOMIA.

Vou jogar LOL e DOTA o dia todo E VOU DIZER NÃO PARA MEUS PROJETOS DE HISTORIAS EM QUADRINHOS.

Vou passar o dia no tédio assistindo Netflix e comendo pipoca E IREI DIZER NÃO PARA HOJE ME TORNAR UM DESENHISTA MELHOR.

Choices não é mesmo?

Escolhas estão sempre ai do seu lado e ao escolher algo você vai dizer não a outra coisa isso é um fato sem retorno!

E como eu disse o não é briguento e bem poderoso, dizer não a algo que você TEM DE FAZER é bem pior do que dizer SIM a algo que não tem valor algum na sua vida.

Então para que seu dia termine sempre bem sempre pense bem no que você esta fazendo.

Ao entrar numa partida de algum jogo pense: Cara eu to jogando aqui até que ta divertido, mas estou gastando meu tempo com algo que não vai me ajudar nos desenhos... eu deveria parar de jogar e estudar mais sobre desenhos.

Pronto diga não ao jogos e sim aos seus estudos.

Ao entrar no facebook pense bem: Cara ver fotos de gatos fofos é tão legal, mas isso não está me ajudando a desenhar eles, melhor eu estudar mais referencias de gatos hoje e deixar o facebook de lado.

Ótimo diga não ao facebook e sim aos seus estudos.

E assim por diante.

O NÃO é poderoso e muitos caras já disseram isso e todos os caras que falaram isso foram pessoas que acalçaram seus objetivos simplesmente dizendo não a coisas que não faziam parte daquilo que eles almejavam alcançar.

E então vai continuar ai procrastinando?

Vai estudar desenho!

Até amanhã.

Vamos falar de mangá... novamente.

Vamos falar de mangá... novamente.




Olá Galera.

Domingo dia 19/11/2017 é... outro domingo.

Mais um domingo para correr o risco de quebrar a corrente de mais de mil dias desenhando, sorte que hoje não será um domingo desses. Ainda não desenhei mas daqui a pouco irei desenhar preferi mudar a rotina e escrever primeiro para o blog.

E hoje vamos falar de mangá novamente.

Muitas pessoas em idade escolar querem entrar na vida dos quadrinhos. Acredito que a cada 10 pessoas com idade entre 13 a 16 anos que querem virar roteiristas, ilustradores ou quadrinista somente 1 continuará de verdade seguindo esse caminho. E essa uma irá desistir com toda certeza ao atingir seus 18 a 26 anos.

No fim das contas são raras as pessoas no BR que vão continuar trilhando a jornada do quadrinista.

Isso acontece pois fazer uma HQ é difícil, muito difícil.

Alguns problemas são bem simples de resolver no começo da jornada como por exemplo aprender a desenhar, serio aprender a desenhar é o menor dos problemas.

O maior dos problemas acontece quando você já está um pouco mais velho e próximo da vida de vestibulando, aqui no BR acreditamos fielmente que a faculdade é o santo graal da evolução para a vida a adulta e que sem uma faculdade a vida fica impossível de ser vivida.

Nesta época da vida o foco com os estudos de desenhos e artes é jogado para o lixão, afinal não vai cair nenhuma questão sobre como desenhar mangá na fuvest.

E logo depois disso se você passar nas provas vai entrar em uma faculdade e ai pronto sua vida de desenhista, quadrinista e roteirista foi realmente para o universo do esquecimento. 

Bem vindo a realidade meu caro amigo minha cara amiga.


Mas quadrinistas, mangakas, roteiristas, ilustradores e etc. vivem uma realidade diferente dessa, todos eles sem exceção aprenderam o tema mais complicado sobre como ser um artista: A perseverança.

Converse com qualquer artista seja aquele que já está no topo ou aquele que está começando, com toda certeza eles terão um ponto em comum e este ponto em comum é a perseverança.

Fazer uma HQ é uma luta diária, muitos artistas dividem o trabalho comum de CLT com a arte dos quadrinhos, não preciso citar todos os problemas que se passam na hora de se fazer um quadrinho é só você pensar que quem faz quadrinhos é um ser humano comum como qualquer outro.

E ainda vamos ter mais problemas pela frente como por exemplo a falta de mercado consumidor no nosso país, a falta de incentivo das mídias sobre os quadrinhos e etc.

Então pra que entrar nesse mundo perigoso e incerto dos quadrinhos?

A resposta é simples: Por amor.

Todas essas pessoas que fazem quadrinhos todos eles amam o que fazem e tem essa vontade enorme de fazer algo pela sua arte isso que mantém os quadrinhos nacionais existindo, eu diria que cada quadrinho nacional é feito apenas com esse sentimento, pois só um sentimento tão forte como esse que poderia levar uma pessoa a continuar fazendo algo tão difícil como os quadrinhos.

- Ah Haw mas lá fora é mais fácil. 
- Em partes meu amigo.


Eu assisto a serie japonesa Manben  essa serie mostra a vida dos mangakas e ai sim você percebe que os problemas podem ser bem parecidos.

O problema financeiro em outros países deve ser menor, mas estamos falando de problemas financeiros e quem no BR não tem problemas com dinheiro? Todos nos temos.

O que eu vejo é que em outros países os problemas podem até ser mais sérios, já que lá você tem que lidar com prazos curtos, editores exigentes, funcionários, publico etc.

Então mudar-se de país não vão resolver a dificuldade de fazer um quadrinho você só vai trocar um problema por outro.

A minha questão agora é: Você vai ter coragem de seguir esse caminho de verdade?

Se sim saiba que seu amor por quadrinhos será testado todos os dias, você vai receber criticas de todos os lados, pessoas vão te falar coisas horríveis sobre seu futuro e muitas vezes você vai se pegar em duvida, e neste momento pare e reflita sobre essa questão:

O que você mais ama?

Se não houver dúvida alguma e a resposta for a mais pura e sincera siga ela, esqueça os problemas e as barreiras, pois nada vai te parar NADA.

Sei que parece papo de bicho grilho mas é a verdade o amor é o sentimento mais forte do universo e se você ama o que você faz você deve faze-lo. 

Vou te falar uma coisa e espero que você entenda bem ele.

Desistir de um sonho ou de algo que você ama é difícil e lutar conta isso é praticamente impossível.

Você pode até tentar desistir mas mais dia menos dia você vai ser pego tentando viver esse sonho. 

Então aproveite enquanto você tem tempo e viva seu sonho e seu amor.

E que tudo mais vá para o esquecimento.

Até amanhã.

Vamos falar sobre mangá... de novo.

Vamos falar de mangá... de novo.



Olá galera.

Ontem fiz um dos posts mais rápidos do  blog, eu realmente estava sem tempo e como sabem estou jogando bola de sexta feira com a galera.

Hoje quero continuar falando um pouco mais sobre mangá.

Então vamos lá

Ao som de Ode to Joy é claro, mas versão heavy metal! 


Ok mas por que essa música?  E o que ela tem haver com o assunto?

A letra dessa música feita por Heavenly é realmente uma Ode to Joy segue o elfo para vocês lerem a letra https://www.letras.mus.br/heavenly/1603682/traducao.html

A melhor frase para mim é essa " Não há mais tempo a perder antes da eternidade"

E tem uma personagem da minha HQ nova que fala essa frase.


Alias Odelinz vem da junção de dois nomes  Ode e Linz.

Ainda assim confuso com toda essa coisa de musica e falar sobre mangás?

Bem vou te ajudar caro leitor, música e desenhos caminham juntos eu sempre estou ouvindo músicas enquanto desenho.

E existem muitos animes e mangás com temas musicais eles fazem muito sucesso no Japão e no mundo e com toda certeza você já deve ter ouvido falar de algum desses animes.

Love Live School Idol Project por exemplo é um anime que fez muito sucesso, outro que faz muito sucesso é o iDOM@STER

Eu não gosto muito de animes com temas musicais por eles sempre acabam indo no mesmo roteiro: 

Escola.
Garotas.
Agência de modelos.
Conversas sobre idols.
Discussões sobre a força da amizade.

E por ai vai, esse roteiro é bem difícil para eu seguir o fato é que um monte de gente adora de verdade isso, bem eu gosto dos joguinhos de celular que fazem baseados nos animes esses realmente são legais.

Mas houve um que eu realmente adorei assistir que foi o Show by Rock.


  Show By Rock é um anime musical mas chutou todo o roteiro comum do animes de música e arriscou no tema mahou shoujo e sekai.

Sekai são animes e mangás que passam em outro mundo como Re:ZERO por exemplo e etc.
Mahou Shoujo são animes e mangás com garotas mágicas.

E poxa ainda por cima misturaram musical e o tema moe... é tanta mistura num anime so que só poderia sair merda dai né, e havia um agravante esse anime é da Sanrio... O que não sabe quem é a Sanrio?

Conhece a Hello Kity? Pois é ela é da Sanrio e Show By Rock também é.

É claro que eu olhei de canto de olho quando vi toda essa mistureira de temas e ainda sendo produzido pela Sanrio mas arrisquei e dei uma chance a este anime e vei não me arrependo de nada. 


As músicas são muito boas e todos os personagens são cativantes o que eu achei mais bacana foi o equilíbrio entre os personagens masculinos e femininos o que quase não existe em animes de músicas.

Além das músicas serem boas a comédia é muito boa.

O joguinho de celular eu não entendi muito bem como funciona então não posso falar sobre ele.

Então falando sobre mangás e animes aqui está um que saiu muito da trilha comum dos animes eu recomendo assistir esse anime ele tem duas temporadas que estão ligadas diretamente.

Então é isso ai músicas e desenhos sempre andando juntas e sempre fazendo coisas legais.

Menos o Bang Dream que cagou na retranca mas isso é assunto para outro dia.

Até amanhã.

Sem tempo

Sem tempo, às vezes ficamos sem tempo e aí precisamos fazer algo mesmo que seja algo rápido e então aprendemos que sempre temos tempo mesmo que seja um tempo bem curto como agora estou tendo, hoje quase não iria ter post mas encontrei essa brecha nos meus afazeres para provar que sempre temos tempo para coisas importantes.

Felizmente nunca temos tempo para coisas insignificantes não é mesmo?

Até amanhã e torçam por mim hoje vou jogar bola com a galera.

Vamos falar sobre mangá.

Vamos falar sobre mangá.

Piada velha essa né?

"Voz do locutor da TV Globinho"

Olá amiguinho está preparado para viver altas aventuras com essa galerinha irada que adora se meter em altas confusões então fique ligado hoje vamos falar desta revistinha que se lê de trás pra frente e que é toda preta e branca e O MELHOR!  Você pode colorir estas lindas revistinhas com seus lápis de cor favorito então chame o papai e a mamãe para mais esse episodio do blog como...

VAMO PARAR COM ESSA PORRA!

Que toquem Totentanz: Paraphrase on Dies irae, S.126 pq a porra vai ficar seria ¬¬"



Eu sei que muita gente não entende bem o que é o mangá, e como sabemos no Brasil temos a cultura de que a leitura é algo mais voltada para crianças e pessoas que estão na fase escolar ou de faculdade, depois na vida a adulta é comum que todos os adultos larguem a leitura e comecem a cuidar da suas vidas, e eu estou falando da grande maioria das pessoas brasileiras.

Sabemos disso não somos grandes leitores da pra contar nos dedos quantos livros uma pessoa leu em 10 anos de vida aqui no Brasil, não seria diferente com as revistas em quadrinhos que sofrem mais ainda por serem tidas como algo infantil. 

Nosso mercado enfiou isso na cabeça dos consumidores a muito tempo atrás e a maioria das pessoas aceitam esse fato, afinal a leitura não faz parte da vida da gente então não é um assunto relevante como futebol e novela.

Então não é de se espantar que muitas pessoas e até mesmo "especialistas" acabem achando que mangá é uma revistinha em quadrinhos como outra qualquer e se contentam em catar informações rasas e passarem elas para frente.

Portanto não vamos encontrar informações mais profundas sobre um tipo de historia que não faz tanto sucesso, o que vão espalhar mais pelas nossas redes de internet é o mais comum e o que está fazendo mais sucesso.

Geralmente ao procurarmos sobre o assunto encontramos apenas tópicos falando sobre as famosas historias da Jump ou da Ace... talvez você nem saiba que revistas são essas pois eles só passam na verdade o nome de historias que estão fazendo mais sucesso.

Mas eu sei que você leitor do blog não está aqui para ficar lendo eu escrevendo sobre isso, você veio aqui pois quer mais informações, você está cansado de apenas ler tópicos sobre Naruto, está chateado com pessoas que acreditam fielmente que Bakuman é a biblia dos mangakas e etc. Eu sei.

Por isso chega de todo esse lenga lenga e vamos aprender um pouco mais sobre mangá, me siga ao som de Franz Liszt.


Vamos falar dos tipos mais comuns de mangás e depois para os tipos que poucos conhecem, não vou me aprofundar no assunto, mas vou colocar links para você continuar sua leitura.

INFELIZMENTE a maioria dos links estará em inglês pois como eu disse a grande maioria dos tópicos de mangás no BR nosso não sabe falar sobre coisas que estão fora da modinha do momento.

Eu quero fazer mais matérias sobre o assunto então com o tempo iremos ouvir mais musicas clássicas e iremos falar mais afundo sobre o assunto ok?

Tipos clássicos de mangá.

  • O famoso Shounen
Shounen é uma palavra japonesa que significa Garoto portanto são mangás dedicados a Garotos e incrivelmente eles fazem mais sucesso entre as mulheres do mundo todo, principalmente aqueles com temas esportivos como Koruko no Basket e Yowamushi Pedal.

É daqui também que grande parte das modinhas de época saem, Naruto, One Piece e toda essa caralhada de historia que faz sucesso pacas no mundo todo.

Quer saber mais sobre vou deixar um link do Wiki em inglês para você: https://en.wikipedia.org/wiki/Sh%C5%8Dnen_manga

(Por que em inglês?

O mais correto seria em japonês, em português o conteúdo é pífio em inglês é um pouco melhor e pra falar a verdade o Wiki vai te dar uma informação tão rasa quanto uma poça de d'água. Estude minha amiga e meu amigo, esse assunto vai longe.)

  • O mal entendido Shoujo.
Shoujo significa garota em japonês, muitos aqui no Brasil acreditam que shoujo são historias apenas de romance com muito acucar, caramelo e arco iris. Até levaram uma flechada na testa da Yona de Akatsuki no Yona.

Shoujo não é sempre romance, as historias publicadas na revista Hana to Yume (que eu coleciono) tem várias temáticas  desde aventuras, tragedias, comedias e etc. Resumindo as historias não são apenas românticas.

Outro link para você começar a estudar: https://en.wikipedia.org/wiki/Sh%C5%8Djo_manga 

Bem essa diferença não quer dizer que este ou aquele mangá foi feito PARA um publico em especifico ele só foi dedicado ao um publico há uma enorme diferença nisso.

Esses dois são os principais que todos nos ouvimos falar em algum momento, só que como eu disse não é nem a ponta do iceberg.

Existem tantos temas, tantos títulos, tantos autores que você precisaria de duas ou três encarnações para aprender tudo sobre o assunto.

Por isso eu friso e pontuo; não gosto de chamar o mangá de estilo de desenho, mangá não é um estilo de desenho se fosse haveria um padrão bem claro, recorrente e moldado que todos repetiriam.

Há outros estilos de historias pouco conhecidas como por exemplo:

  • Iyashikei a cura do strees
São historias com temas leves sem clímax, grade parte das historias se passam em cidade bem arborizadas e há muitos cenários bucólicos, o tema geralmente é um slice of life de algum personagem.

  • Os Moe Moe da vida.
Nem sei se realmente posso chamar essas historias dessa maneira, mas elas não se encaixam no padrão do Iyashikei e muito menos em outros padrões.

Moe é algo complicado de se explicar, muitos dizem que vem do som de quando alguém vê algo muito fofo que da vontade de abraçar. Há discuções sobre essa palavra em vários animes do mesmo tema como por exemplo Lucky Star e Kin-Iro Mosaic.

Moe tem personagens fofas ou fofos, sim há moe também para garotas. A ideia do Moe é você ver personagens fofos fazendo coisas fofas, parece ser algo ridículo? Sim parece! Pois isso não faz parte de nossa cultura, mas o Japão passou por revoluções artísticas bem diferente das nossas e coisas fofas lá são altamente aceitas por todas as faixas etárias.

Se quiser entender sobre isso você vai ter que ler sobre O movimento Kawaii. Vou deixar um link para vocês sobre o movimento aqui. https://en.wikipedia.org/wiki/Kawaii


  • Garotas mágicas, sim isso só existia no Japão.
 Mahou shoujo é algo que só existia no Japão, garotas sempre foram um tema pesado para o ocidente ainda mais garotas que tem poderes mágicos e lutam contra inimigos apocalípticos, quem na Marvel ou na DC teria coragem de fazer uma historia assim? A reposta é simples ninguém até porque até hoje não houve nenhuma garota magica nessas empresas. 

Mas vamos finalizando aqui.

Animes e mangás tem tantos temas que eu ficaria o dia todo aqui escrevendo e escrevendo sobre cada um dos tipos que existem no mercado.

BEM o que você tem que entender.

Enquanto aqui no BR a gente mal lê a bula de um remédio no Japão os caras estão lendo tudo, e o pior, o mundo todo está lendo coisas que vem do Japão.

Dai fica fácil de pensar que um país que tem parte do seu PIB movimentado apenas por quadrinhos com toda certeza vai ter tantas historias que seria impossível alguém se tornar um especialista no assunto. 

O que me deixa puto da vida é ver especialistas em cinema ocidental vomitando esgoto ao falar sobre animes e mangás como se ele soubesse de tudo. Da aquela dorzinha no coração sabe.

Muito antes de sair gritando que você sabe sobre algo é melhor você revisar o que você realmente sabe antes de sair falando besteira. 

Continuaremos esse assunto amanhã.

Então até amanhã.
  







Destruindo regras.

Destruindo regras.



Olá galera.

Regras, pra que servem essas malditas regras, a maioria das pessoas que visitam meu blog estão acostumadas a estarem presas a regras.

Acordar, ir pra escola, obedecer os pais, fazer as tarefas de casa.

E você acha que quando entrar na vida adulta as regras serão menores?

Noop nunca nem pensar.

Contas a pagar, problemas a resolver, pessoas que você tem que prestar contas.

AH! MALDITAS SEJAM AS REGRAS.

E para mim as piores são as regras da sociedade como por exemplo a regra do sucesso de vida: estudar, entrar numa faculdade, comprar um carro, comprar uma casa, se casar, ter filhos se separar e morrer.

WOW! A vida é isso mesmo? Sim para muitos são.

MAS isso não vem ao caso no momento, quero falar sobre as regras de desenho.

É existem regras no desenho sim e precisamos aprender elas, regras de proporção, anatomia, perspectiva, cores, e etc. E estudar todas essas danadas leva tempo.

E sabe o que acontece quando você aprende bem sobre uma regra? Você aprende a destruir ela e reconstruir-la a sua vontade. 

Esse é o ponto onde você quer chegar caro leitor, você quer aprender a criar suas próprias regras de criação, de desenho e de pintura e para chegar lá... o que você deve fazer?

Aceite as benditas regras elas estão ai para te ensinar alguma coisa, elas estão te desafiando todos os dias e se você for forte o suficiente será capaz de entender e posteriormente superara-las.

Por hoje é isso. 

E lembre-se você só será capaz de superar algo se você for capaz, e você é capaz de tudo! 

O que temos para hoje?

O que temos para hoje?


E ai pessoas.

Todos os dias eu me sinto em um restaurante com tantos pratos diferentes que seria muito fácil acabar comendo todos eles e acabar parando no hospital com uma congestão e serio não façam isso congestão é algo horrível.

E então por muitas vezes eu paro e penso " Bem o que temos para hoje?"

Se eu não tiver uma meta diária e saber exatamente o que eu devo fazer vou acabar fazendo vários nadas e no fim do dia vou me sentir como alguém que teve uma congestão por comer tudo o que tinha pela frente.

Por isso mesmo eu não fico pensando muito sobre "O que temos para hoje" mas penso sobre "Qual a minha meta de hoje".

Quando eu penso em metas e dou prazos para elas o dia fica mais leve e eu não tenho que me preocupar se algo ou alguém que não faz parte do plano surgir na minha frente, essa coisa não faz parte da minha meta então é melhor deixar elas para depois.

Todos os dias eu preciso fazer um desenho para o instagram, todos os dias eu preciso continuar uma página da HQ e também todos os dias eu tenho que postar algo no blog.

São três metas diárias e assim que eu cumpro elas estou livre para fazer outras coisas. E como eu disse eu também uso prazos, por exemplo, os desenhos e as postagens no blog devem ser feitas diariamente então o meu prazo é de 24 horas para cumprir essas duas metas. Já as páginas eu tenho uma meta de sete dias para entregar uma página.

Com isso me sobra muito tempo para fazer outras coisas como arrumar o roteiro da HQ, estudar japonês e jogar uma partidinha de algum game ai.

Então ao invés de se entregar ao tédio e a procrastinação comece a estabelecer metas e prazos para seus projetos e seja realista!

Não vai dar uma meta de entregar uma pagina de HQ por dia sabendo que você demora oito dias para terminar uma, aceite suas limitações e trabalhe junto com elas.

E então é isso ai, o que temos para hoje?

Vai ficar procrastinando na net ou vai colocar em prática seus planos?

Até mais.




Velho novo sketchbook.

Velho novo sketchbook.


Olá galera.

Talvez um dos maiores erros com cadernos de esboço é você esquecer que eles são cadernos de esboço e tentar transformar eles em art books.

A empolgação com seu caderno novo pode ser grande, todavia ela passa rápido foi o caso que aconteceu com esse caderno.

Já faz anos que tenho ele e enrolei pra começar a rabiscar nesse coitado e cometi o erro bobo de querer transformar ele num art book.


Tem algumas aquarelas bem bonitas neste caderno alias eu recomendo esse caderno da canson ele pode ser carinho só que o papel é ótimo.  Bem o que aconteceu é que outro caderno que eu tinha "acabou" essa semana, meu moleskine já foi pro saco tem apenas duas páginas sobrando nele e vou deixar elas do jeito que estão.

Bem dai pensei em pegar os cadernos da jandaia para desenhar são cadernos baratinhos que tem uma folha bem mediana. 

Foi quando vi esse coitado jogado as traças num canto... é triste ver um objeto não cumprindo o seu verdadeiro dever e um sketch book parado por tanto tempo é uma coisa bem chata, então decidi largar a ideia de fazer um art book com esse caderno e comecei a desenhar nele hoje.


E assim começo mais um caderno eu já tenho alguns cadernos finalizados sem folha alguma para rabiscar e estou dando preferência a cadernos do que folhas soltas para fazer alguns rabiscos.

Você talvez se pergunte "Ué mas você não tem um iPad? Pra que desenhar em sketch books?"

Eu não quero perder o costume com o desenho tradicional quero continuar desenhando todos os dias nas duas maneiras, tanto digitalmente quanto tradicionalmente.

E cadernos de esboços são ótimos companheiros folhear um caderno mais antigo é uma viajem no tempo.

Então não vou parar nunca de desenhar em cadernos como esse.

Bem por hoje é isso até mais.

RPG de fim de semana e desenhos.

RPG de fim de semana e desenhos.



E ai galera como vão?

Domingo é um dia perigoso para quebrar alguma corrente de trabalho e é difícil se manter na linha.

Mas o mais difícil para é se manter criativo e conseguir espremer um pouco mais a sua imaginação.

Para isso eu conto com meus amigos da mesa de RPG de fim de semana, todo fim de semana se reunimos para jogarmos um pouco, ah e eu sou o mestre de mesa.

Eu aconselharia a qualquer um jogar um pouco de RPG pelo menos uma vez  por mês é um ótimo exercício para criatividade sem contar que você vai ser obrigado a ler pelo menos 3 ou 4 livros para começar a jogar.

Jogos sempre fizeram parte da minha vida e sempre vão fazer a maioria das minhas ideias vem de jogos sejam nas mesas de RPG ou nos vídeo games da vida.

Mas venho jogando cada vez menos vídeo game sinto que os jogos estão ficando chatos demais na minha opinião, bem isso não acontece nas mesas por elas terem uma dinâmica imprevisível.

Bem por hoje é isso até amanhã.

Jogador de fim de semana e contusões.

Jogador de fim de semana e contusões.



Olá como vai?

Já faz mais de um mês que estou jogando bola com alguns amigos e todo fim de semana eu termino contundido. 

Dessa vez machuquei feio minha perna direita e não estou conseguindo andar, bem eu deveria desistir do futebol vocês devem pensar, só que não.

Acredito fielmente que precisamos experimentar muitas coisas em nossas vidas e estou fazendo isso jogando bola, além do mais estou coletando tanta informação de gestual jogando bola do que simplesmente assistindo meus amigos jogarem.

Geralmente nos desenhistas não nos arriscamos a fazer algo diferente do nosso comum e isso prejudica muito nosso trabalho pois estamos limitando nossas experiências e assim estamos limitando também nossa criatividade e capacidade de aprender.

É verdade que morro de medo de machucar minhas mãos jogando bola e que sempre acabo com alguma perna contundida, mas quer saber é muito bom dar risada das bobeiras que acontecem em campo ainda mais quando você joga com um monte de gente que está ali para se divertir e não para competir.

Sobre a HQ terminei mais uma pagina e comecei uma nova, estou criando algumas personagens ainda e isso vai levar tempo para ficar pronto o que me resta é ter paciência e continuar trabalhando todo dia.  

Quanto a minha perna até quinta feira ela está boa e na sexta se der tudo certo vou lá jogar bola de novo.

Bem é isso ate amanhã

Semana da anatomia: Conclusão

 Semana da anatomia: Conclusão


E ai galera.

Espero que tenham estudado essa semana ainda faltam muitas horas por dia para vocês adquirirem maestria em algum assunto.

Bem não é da noite pro dia que você iriam aprender algo todos sabemos disso, lembre-se de estudar suas 20 horas diarias de cada assunto, a internet está cheia de bons materiais e referencias não vão faltar para você melhorar seus desenhos.

Estudar é algo constante então estude e revise o que você estudou todos os dias.

Com toda certeza em um mês você  terá melhorado muito.

Mas por hoje acabou.

O blog como desenhar mangá a partir de agora será um blog dos meus trabalhos pessoais, a internet ta cheia de ótimos sites onde vocês vão encontrar informações e tudo mais.

Agora o vou postar meu diário de trabalho na Jornada do Mangaka sinta-se livre para me seguir, comentar e etc.

Sábado agora tudo no blog vai mudar e vou focar os assuntos para meus projetos pessoais, como não houve muita procura aqui no blog para assuntos relacionados a  "how to draw" acho que seria melhor mudar o foco.

Então até sábado e vamos ver o que o futuro nos reserva.

Semana da anatomia: Revisão.

Semana da anatomia: Revisão.

E não estou falando de revisão de matéria.


É você pode.

E ai galera como vão os estudos?

Bem como não teve nenhum cometário até o momento acredito que estou fazendo estes posts para as paredes... é triste criar algo de conteúdo e ver que além de não ter nenhum comentário também não há muitas visitas. 

Desabafos a parte, andou estudando estes dias?

Que tal dar uma revisada no que já aprendeu?

Estudar só por estudar não vai te ajudar muito é necessário fazer revisões de estudo. Estas revisões devem ser feitas de 10 em 10 horas de estudo.

Revise sempre o que você estudou, se terminou de fazer um desenho de um tempo e descanse deixe o desenho de lado e depois de algumas horas volte para analisar seus erros e acertos deixe eles bem pontuados e marque em algum caderno suas anotações.

Só assim você vai conseguir evoluir com seus trabalhos.

Bem e é isso por hoje até amanhã.

Semana da anatomia: Gestual.

Semana da anatomia: Gestual.


Isso mesmo não há mais tempo a perder antes da eternidade.

Olá galera como vão?

Gostaria de perguntar como estão seus desenhos,você está gostando deles? A pose dos desenhos está bacana? 

- Sinceramente Haw meus personagens estão duros feitos concreto eles não parecem vivos.
- Muita calma meu amigo fã de To Love Ru.

Se você estudou bem o esqueleto e os músculos percebeu que em todas as referencias na net o corpo está estático e como sabemos não somos seres que ficam paradinhos e comportadinhos no seu devido lugar.

Portanto chegou a terceira parte do seu estudo, sim vamos ter mais 80 horas de estudo em seu cronograma e dessa vez vamos fazer esses desenhos se movimentarem pois não há nada mais estanho que um movimento mal executado.

E para fazer isso é bem mais simples que os estudos anteriores o que você deve fazer é observar as pessoas ao seu redor e tentar extrair o movimento delas de forma mais simples possível.

O nome deste desenho é gestual e eu já falei sobre ele no blog aqui Como desenhar expressão corporal.

Acesse essa matéria e estude muito.

Outros sites que eu sempre uso para ver imagens de poses é o Posemaniacs e o Reference Sketchdaily estes dois sites ajudam muito, também em o Google o Pinterest e o Deviantart.

E claro existe a rua da sua casa o parque da cidade e a vida ao seu redor (tome cuidado para não morrer atropelado ou ser assaltado enquanto sai desenhando as pessoas por ai).

Assim como no estudo anterior separe 20 horas da sua vida para estudar o assunto e faça isso no minimo quatro vezes ara somar as 80 horas de estudo.

Com toda certeza seus desenhos irão melhorar um pouco.

Amanhã continuaremos nossa conversa até mais.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.