Pesperctiva parte 2. Planos e perspectiva tonal.

Matéria Avançada.

Perspectiva parte 2.

Planos e perspectiva tonal.

Visite meu Deviantart.


  Olá novamente galera. 

  Hoje vou atender o pedido de duas leitoras do blog a Yash e a Scarlet obrigado as duas pela ideia de continuar o assunto sobre perspectiva.

  Na primeira matéria eu falei um pouco sobre os triângulos imaginários que usamos para desenhar objetos em perspectiva.

  Agora vou falar sobre planos em perspectiva e perspectiva tonal, é um assunto que eu acho simples mas extenso e pode ajudar muito a formular melhor o desenho.

 Então vamos começar a explicar os planos.

  
  


 -III lá vem ele com esses desenhos toscos.

- O moleque vai lá ver o milionésimo episódio de Naruto vai.

 Bem continuando, planos em perspectiva  são infinitos, não se limitam apenas a quatro planos como no exemplo, lembrando que planos se sobrepõe ou seja um fica na frente do outro (errrr).

 No esquema acima temos quatro planos:

1- Fundo
 2-Cenário
 3-Objeto (no caso um gato vesgo)
 4-Cenário novamente.


A ordem pode mudar, isso depende do que você quer desenhar, e também depende do tema da obra (sim obra afinal HQ também é arte)

 No esquema acima o tema da obra será o gato vesgo, então temos que dar destaque a ele e fazer com que o cenário fique de fundo sem chamar atenção do espectador.

 Para explicar melhor eu fiz um desenho onde irei explicar tudo isso.

 - A vei para olha que bosta de desenho.

- Ou moleque vai ver um hentai da Hinata e deixa a galera estudar em paz beleza?

 Esse desenho simples tem muito a dizer para quem tem duas dificuldades:

 1- Criar cenário.
 2- Perspectiva frontal.

 Criar cenário não é tão complicado, o importante é saber onde colocar os elementos, como no desenho acima o tema do cenário seria um campo, então temos o céu, o fundo com morros as árvores gramas e pedras, que são coisas que encontramos na natureza, em uma cidade por exemplo teríamos prédios, casas, ruas, carros e pessoas.

  Nenhum segredo até aqui. 

 A perspectiva frontal é quando o objeto está bem em cima do ponto de fuga, isso causa uma grande confusão quando está estudando perspectiva, mas não se preocupe eu vou explicar tudo no próximo exemplo.


  Como o gato resolveu sentar bem na frente do ponto de fuga a coisa ficou meio complicada de desenhar mas relaxa.

  Pense assim o objeto "tema" está a frente do ponto de fuga, então o que estiver a frente dele vai sobrepor, por exemplo as patas do gato estão escondidas atrás das pedras,  e o gato está escondendo o fundo com os morros, isso da uma pequena noção de profundidade mas não para por ai.

 O desenho ainda está muito confuso, pois só tem linhas, faltam sombras e também o que chamamos de perspectiva tonal.




 Aqui temos as cores todas no mesmo tom ainda fica tudo meio confuso, não da pra saber quem está a frente e quem está atrás, então pense assim, primeiro vamos imaginar um ponto de  luz, imagine que ele está no canto superior da imagem, do lado oposto à minha assinatura.

 Com isso teremos a luz e a sombra, a sombra irá se projetar atrás dos objetos como no exemplo a seguir.



Depois irei fazer uma matéria sobre sombra e luz.

  Agora temos uma pequena noção de profundidade, mas mesmo assim ainda está tudo muito confuso, então o que devemos fazer é mudar a saturação dos planos, isso em arte digital é simples de fazer, é só mudar a saturação de cada objeto, já na arte tradicional deve se ter um pouco mais de cuidado, se quiserem que eu fale um pouco sobre isso deixem comentários, pois arte tradicional vai demandar mais uma matéria.

  Enfim o fundo que seria em azul e estaria mais saturado, ou seja a grosso modo mais cinza (chamamos isso em pintura a óleo de cinzas cromáticos) as árvores mais a frente estariam um pouco menos saturadas.


 Agora com o cenário mais saturado o tema que é gato vem mais a frente do desenho, mais ainda falta mais sombras e claro a luz, então vamos apenas prestar atenção no tema.

 Vamos trazer o tema mais para frente e jogar o cenário mais para fundo com luz e sombra.


Com um pouco mais de  sombra e luz o tema que é o gato fica mais aparente e chama mais atenção do que o fundo, uma dica importante, tanto em desenho colorido quanto em desenho preto e branco, nunca use menos de 3 tons de saturação, sempre use mais de três, eu sei que em animes os desenhos tem apenas duas tonalidades de cor (preste atenção quando estiver vendo animes a maioria tem só dois tons que definem sombra e luz), mas isso fica estranho quando estiver fazendo um desenho então sempre lembre disso use mais de três tons cores ou de cinzas no caso do desenho preto e branco.

E sim isso funciona muito bem em desenho preto e branco eu sempre faço isso nos meus desenhos em nanquim usando a técnica do nanquim aguado mas isso é outro assunto.

- Na boa Haw esse desenho está uma merda não aprendi nada com ele.

- Na boa cara se a única coisa que você vê é o desenho simples então é melhor você procurar um psicólogo você deve ter algum déficit de atenção ou de aprendizado, ou você deve tá assistindo muito Naruto vai saber. 

T udo isso que eu falei para vocês são técnicas usadas a muito tempo, alias o gato vesgo ficou meio impressionista que é uma técnica de pintura muito linda.

E aqui tem um quadro de minha autoria onde vocês podem observar tudo o que eu disse.


É isso ai galera se ficou alguma duvida por favor perguntem, ainda tem muita coisa para falar sobre perspectiva então quanto mais comentários surgirem melhor fica para eu formular uma matéria.

Até semana que vem. 

A e lembrando não tive tempo para fazer uma revisão de novo desculpe algum erro. 

Matéria Extra. Como converter uma ideia em um desenho.


Matéria extra.

Como converter uma ideia em um desenho.
 
Visite meu deviantart. 


ATENÇÃO SE PREPARE PARA LER.
a matéria ficou um pouco extensa.

 Olá galera.

  Essa matéria extra apesar de ser mais teórica tem uma grande importância.

  Uma coisa que eu reparo na galera que começa a desenhar é sempre a mesma reclamação:

 "Tenho uma ideia mas não consigo passar ela para o papel!" 

  Nesses momentos de "travada" o melhor o fazer é relaxar e continuar a desenhar.

  
   O que ocasiona essa "travada" que não deixa a ideia vir para o papel?

  Podem ser "N" fatores:
  
  Stress, video game, uma critica ruim, desanimo e etc.

  Esses fatores travam a gente e não deixam o desenho sair da cabeça para o papel, a critica ruim por exemplo pode fazer com que você pense que não sabe desenhar isso vai te travar com certeza.

 Video games inundam nossa cabeças com imagens e historias e isso afasta os desenhos da nossas ideias (isso acontece comigo não to sendo contra video games alias eu amo video games), deixar de jogar um pouco faz a sua mente voltar a pensar em desenhos.

  Isso que eu disse acima são os fatores que prejudicam a visualização completa do desenho na nossa mente, a frase  "keep calm and draw" é a melhor frase que você pode usar para trazer a ideia para o papel.

  Então o que devo fazer para evitar ou até mesmo me curar da "travada"?

  Bem jovem padawan o mais importante é "keep calm and draw".

  - Você está ficando repetitivo Haw!
  - Serio? Assim como os fillers do seu anime favorito não é mesmo amiguinho fã de naruto.

  Sim estou sendo repetitivo, manter a calma é o mais importante, se você ficar com raiva e perder a paciência logo vai estar estressado, e logo vai receber uma critica ruim, e logo estará jogando GTA V com o Trevor só para se descontrair matando os caipiras.

  Viu ai você entra no ciclo vicioso e pronto não está mais desenhando.

  A segunda dica é: Tenha sempre um caderno de desenho, não precisa ser um caro, mas não use aqueles com folhas pautadas, e tente comprar um de bolso para sempre ficar perto de você.



Image and video hosting by TinyPic
Este é o meu caderno.

Image and video hosting by TinyPic
Quase todas as ideias
que eu tenho eu desenho nele.

  Essa dica do caderno de bolso não é nenhuma novidade, acho que todo desenhista sempre fala sobre isso em algum momento, porém eu vejo poucos usando esse caderno.

 A importância do caderno de bolso é enorme, nos nunca sabemos quando uma ideia vai brotar na nossa frente, e ai as vezes temos aquele momento de epifania e pronto onde está o lápis e o papel para desenhar.
  
  Agora se você tem o caderno de desenho isso não vai acontecer, a ideia surge e pronto é só colocar a mão no bolso e registrar tudo, fácil e rápido.

(Estou parecendo aquelas propagandas da polishop)

 Agora existe uma regra para usar o caderno de bolso, essa é uma regra que eu uso, não é algo geral mas serviu muito para eu não parar de desenhar.

 A regra é não deixar um desenho pela metade no caderno de bolso, ou seja se começou tem que terminar o desenho, essa regra faz você entrar num estado de concentração maior.

 Agora vou contar como o caderno me ajudou na ideia de uma personagem que eu estava tentando recriar.

 Senta que lá vem historia.
Esse é um desenho muito antigo.


  - Que bosta de desenho em Haw!
  - Concordo com você amiguinho fã de One Piece, porém esse desenho é antigo, ah!, e se não gostou faz melhor.

  Enfim esse desenho é bem antigo, nessa época eu mal sabia o que era proporção e todos os "mimimis" de desenhar bem.

  O importante aqui é a ideia, essa personagem que se chama Amanda seria uma fanática por ovinis, extras terrestres, e etc.

É tipo isso ai.

  A ideia dessa historia foi abandonada por um tempo, mas estava ali registrada em papel a qualquer momento eu poderia ir lá e pegar ela de volta, entenderam essa parte, registrar a ideia em um papel evita que ela se perca.
  Quando pensei em retomar a ideia dessa historia eu queria redesenhar a Amanda e arrumar algumas coisas na personalidade dela também, para isso usei o caderno de bolso.
 Um dia então tive uma visão de uma cena com a Amanda, logo peguei o caderno e rabisquei isso.

 Lost in thought and lost in time. ( fãs de Pink Floyd entenderam)

  Essa visão da Amanda sendo abduzida gerou uma visão melhor dela, antes eu imaginava a Amanda sendo um menina pateta, atrapalhada e vidrada em coisas de alienígenas, mas depois disso eu tive uma visão mais seria dela, como uma menina mais fechada, observadora, e desconfiada, apesar que ela ainda seria atrapalhada e as vezes pateta o interessante foi o preenchimento das lacunas da personalidade dela que estavam bem fracas.
  Logo depois disso tive uma outra visão melhorada da feição dela, e então depois de algumas semanas me veio a imagem do rosto dela na minha mente, e logo passei a mão no caderno de desenho.


   E com isso a ideia saiu da cabeça e foi para o papel, não vamos discutir técnicas de desenho e etc. Isso não vem ao caso agora, o importante é a passagem da visão que está lá dentro da sua cabeça para o papel. 

  A Amanda foi recriada graças a presença constante do caderno, talvez se eu não estivesse com ele nesse dia eu não teria desenhado o rosto dela e ai a ideia teria ido embora.

  Mais tarde fiz mais dois desenhos dela em folha A4, o primeiro não ficou do jeito que eu queria mas o segundo ficou exatamente como eu sempre imaginei  ela. 

 Aqui está a ideia no papel.

 Tudo isso que eu disse serve para você também, mesmo que você não saiba desenhar bem*

* Vou fazer uma matéria separada só sobre esse assunto.

  Então o caderno de bolso iria resolver todos meus problemas de criatividade?

  Eu diria que resolveria pelo menos uns 60%, não seria o fim das "travadas".

  O que resolve as travadas é não parar de desenhar, a rotina de desenhar todos os dias deve ser mantida, mesmo que seja só um rascunho sem compromisso, as ideias só param de existir quando a gente deixa de perseguir elas.

  O problema é que é fácil se distrair, e também tem a desculpa clássica: "Não tenho tempo"

  Colocar barreiras a sua frente é pior ainda dizer que não tenho tempo para desenhar é uma mentira, desenho não leva tanto tempo assim para ser feito, um rascunho simples pode ser feito em alguns segundos, existe sites como o posemaniacs que propõe o desafio de fazer um esboço em 30 segundos vou deixar o link aqui; http://www.posemaniacs.com/thirtysecond

  Finalizando, quando se trata de converter uma ideia em um desenho, o principal é simplesmente desenhar, sem se preocupar com técnicas elaboradas. Não existe segredos quanto a isso, uma outra coisa que também deve ser feita é se livrar da ideia que "eu não sei desenhar" mas isso é outro assunto.

  Então galera é isso o assunto ficou um pouco extenso, mas espero que eu tenha ajudado com os exemplos e com as dicas.

  Como sempre a matéria foi meio corrida, não deu para fazer revisão de tudo.

  Até a próxima terça feira, eu irei postar mais uma matéria sobre perspectiva, até lá.

 


Cabelos Parte 1.

Cabelos Parte 1.

Cabelos Parte 1.

D: esse desenho deve ter uns 10 anos.
hawr.deviantart.com
Visite meu deviantart.



Olá galera.

Quando fiz uma matéria sobre cabelos as visitas no blog dispararam, então hoje vou retomar o assunto desde o começo, pois acredito que muita gente deve ter dificuldade na  hora de desenhar cabelos.

Uma coisa é certa, cabelo (apesar dos pesares) não é uma matéria básica, é nescessario ter uma mínima noção de física e de anatomia da cabeça para desenhá-los, cabelos lisos por exemplo são mais afetados pelo movimento tanto do personagem quanto do vento.

Vamos começar nossos estudos.

Essa matéria terá desenhos parte digital parte tradicional.



 Uma coisa importante sobre o cabelo é por onde devemos começar, primeiramente temos que saber que a cabeça tem um topo...

- Ava Haw sério que a cabeça tem um topo?

- Sim sério amiguinho fã de Naruto, e muitas pessoas se esquecem disso (inclusive eu, nos primórdios do meu passado D: ) dai acabam desenhando o personagem com a cabeça extremamente  chata ou com um pedaço do crânio faltando.

Saber que a cabeça tem um topo ajuda a definir o volume do cabelo, cabelos muito lisos não tem tanto volume quanto cabelos crespos  por exemplo.

Outra coisa importante sobre saber o formato da cabeça é para desenhar os penteados diferentes, tem muita gente que gosta de colocar presilhas e enfeitar o cabelo da personagem, dai acaba errando na hora de fazer isso por causa da falta de conhecimento do formato do crânio. 

Agora qual o processo para desenhar o cabelo, ou melhor por onde começar?




Sempre comece pela franja e pelo "pé do cabelo" essa é a melhor maneira de começar a desenhar o cabelo na minha opinião, outra coisa importante é NÃO deixar as linhas dos fios do cabelo se  cruzarem, isso fica esteticamente errado.

A grande característica do cabelo no estilo mangá* são as pontas, em outros estilos você não vai perceber essas pontas nas terminações dos fios, em HQ ocidentais por exemplo você vai perceber que os cabelos são bem amorfos.

* (cara detesto falar  "estilo mangá", mangá não é estilo na minha opinião sério)

Continuando.


 

Nessa parte eu defini uma linha guia para a franja*, as linhas que usei para fazer a franja não se cruzam nas pontas, a linha guia será apagada assim como as linhas que estão por baixo do cabelo, estilos de franjas são infinitos, então desenhá-las  requer um pouco de observação e uso de  referências.

*Importante.

Essa linha guia é o tamanho da testa do personagem,tente não fazer ela muito próxima da sobrancelha, mesmo se o personagem tiver a franja cobrindo o rosto todo.

Próximo passo.



 
Depois de definir a franja é hora de desenhar o resto do cabelo, o mais importante é a distância do cabelo em relação ao couro cabeludo, sem essa distância o desenho fica realmente esquisito, então lembre-se de dar um espaço entre o couro cabeludo e o esboço do cabelo, a sim isso é apenas um esboço não é o cabelo final.

E como o cabelo desenhado aqui é liso as linhas que dão movimento a ele seguem os padrões que eu indiquei com as setas.

Detalhe, essa é a parte 1, depois eu faço mais matérias com mais explicações.

Continuando.






No final é só apagar as linhas guias e preencher os espaços  vazios internos com linhas paralelas à linha do esboço, pode se fazer linhas de escape como se  fosse apenas um fio de cabelo,  também  fica legal aumentar as linhas da  franja em direção ao  topo do cabelo, e por último para não deixar o cabelo tão redondo faça algumas pequenas depressões no esboço assim o cabelo ganha um pouco mais de movimento.

Bem é isso ai galera obrigado pela visita.

E de novo não tive tempo para revisar a matéria como disse estou com tempo curto por causa do TCC de mecânica.

É isso ai até mais  ver bons estudos.

Matéria Extra Chibis

Matéria Extra Chibis

Matéria Extra.
Chibis.

 
Miku Fanart por Ricardo Hawr visite meu deviant art::hawr.deviantart.com 


Olá galera.

Hoje vamos falar um pouco sobre os Chibis, na minha época ou seja a um bilhão de anos atrás nos chamávamos esse tipo de estilo de "SD" que era a sigla para Super Deformed. Não sei quando o nome  Chibi se tornou mais popular para definir esse tipo de desenho.

O Chibi é um desenho que embora predomine no universo do mangá pode ser usado em qualquer outro estilo de desenho (se bem que eu nunca vi). Na maioria das vezes esse estilo quer mostrar algo bonito e carismático, personagens de mangá já tem essa  característica  cativante mas no chibi isso fica em maior destaque. O que mais se destaca nesse estilo é a cabeça enorme e o corpo pequeno, e traços bem delicados.

Eu não sabia onde  poderia encaixar essa matéria por isso acabei fazendo ela como matéria extra.

Então vamos lá eu vou ensinar passo a passo como desenhar um chibi, isso é algo muito simples de fazer.

Desenhando um Chibi. 

A primeira coisa a se fazer  é um esboço simples com duas cabeças e meia.
 

Eu fiz o desenho de modo tradicional.

Gostaria de dizer que esse tamanho não é uma regra universal, aliás se você estava acostumado a ler o blog antigamente eu sempre dizia que não há uma regra universal quando se trata de arte, existem sim técnicas e estilos diferentes, mas para  julgar o que  é certo e o que é errado em arte é algo impossível (e sim mangá e qualquer outro tipo de HQ é arte!).

Voltando ao assunto a primeira cabeça será a cabeça mesmo (errr!) a segunda cabeça é onde estará todo o corpo do personagem incluindo parte de suas coxas e quadris, a meia cabeça é onde  ficara as pernas e os pés.



Depois usando formas geométricas, desenhe o corpo do personagem, no caso esse será um  chibi menino então eu fiz o ombro mais largo e a cintura mais fina como em um triângulo de ponta cabeça, para os braços e pernas faça apenas cilindros, as mãos podem ser esboçadas com dois círculos e os pés com dois  meios  círculos. A e não se esqueça de  dividir a primeira cabeça e também definir um pequeno queixo, em alguns  chibis eles nem definem o  queixo do personagem, cada um faz de uma forma diferente.

Movimentação.

Um chibi assim estático não tem  a mínima graça, e chibis são marcantes por sua movimentação e expressão, se vocês repararem eles tem uma boa expressão corporal, e para isso é necessário  fazer com que eles se "movam", partindo do modelo estático nos temos uma base para movimentar o personagem como se  fosse aqueles  bonecos de papel.

Isso pode parecer confuso, mas preste atenção e você ira entender.




A parte em azul é o personagem estático, a em vermelho é a movimentação dele, preste atenção em manter as proporções para o personagem não ficar estranho, mais a frente você vai entender melhor.



Aqui já temos o chibi com a movimentação e mais detalhes  incluindo a  roupa, só falta algumas correções o rosto.



Aqui o chibi está praticamente pronto, é claro que faltou alguns detalhes que eu deveria explicar, mas isso eu vou deixar para outras matérias, mas  vou dar uma dica quanto a arte final com nanquim.



Eu particularmente gosto de fazer os traços dos  chibis mais grossos que nos outros desenhos e  também mais soltos, é claro isso é algo que eu gosto de fazer, eu usei pincel 00 e nanquim puro para  fazer os traços, as sombras usei um pincel mais largo e com mais pelos conhecido como fudê (é o nome é esse mesmo) usei nanquim aguado para  fazer as sombras e alguns detalhes.

Bem galera, não deu tempo de fazer um revisão mais apurada da matéria as coisas estão corridas aqui com o meu TCC de mecânica se aproximando, terça que vem tem mais matéria nova no blog.

Até mais.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.