Matéria extra.
Como converter uma ideia em um desenho.
Visite meu deviantart.
ATENÇÃO SE PREPARE PARA LER.
a matéria ficou um pouco extensa.
Olá galera.
Essa matéria extra apesar de ser mais teórica tem uma grande importância.
Uma coisa que eu reparo na galera que começa a desenhar é sempre a mesma reclamação:
"Tenho uma ideia mas não consigo passar ela para o papel!"
Nesses momentos de "travada" o melhor o fazer é relaxar e continuar a desenhar.
O que ocasiona essa "travada" que não deixa a ideia vir para o papel?
Podem ser "N" fatores:
Stress, video game, uma critica ruim, desanimo e etc.
Esses fatores travam a gente e não deixam o desenho sair da cabeça para o papel, a critica ruim por exemplo pode fazer com que você pense que não sabe desenhar isso vai te travar com certeza.
Video games inundam nossa cabeças com imagens e historias e isso afasta os desenhos da nossas ideias (isso acontece comigo não to sendo contra video games alias eu amo video games), deixar de jogar um pouco faz a sua mente voltar a pensar em desenhos.
Isso que eu disse acima são os fatores que prejudicam a visualização completa do desenho na nossa mente, a frase "keep calm and draw" é a melhor frase que você pode usar para trazer a ideia para o papel.
Então o que devo fazer para evitar ou até mesmo me curar da "travada"?
Bem jovem padawan o mais importante é "keep calm and draw".
- Você está ficando repetitivo Haw!
- Serio? Assim como os fillers do seu anime favorito não é mesmo amiguinho fã de naruto.
Sim estou sendo repetitivo, manter a calma é o mais importante, se você ficar com raiva e perder a paciência logo vai estar estressado, e logo vai receber uma critica ruim, e logo estará jogando GTA V com o Trevor só para se descontrair matando os caipiras.
Viu ai você entra no ciclo vicioso e pronto não está mais desenhando.
A segunda dica é: Tenha sempre um caderno de desenho, não precisa ser um caro, mas não use aqueles com folhas pautadas, e tente comprar um de bolso para sempre ficar perto de você.
Este é o meu caderno.
Quase todas as ideias
que eu tenho eu desenho nele.
- Que bosta de desenho em Haw!
- Concordo com você amiguinho fã de One Piece, porém esse desenho é antigo, ah!, e se não gostou faz melhor.
Enfim esse desenho é bem antigo, nessa época eu mal sabia o que era proporção e todos os "mimimis" de desenhar bem.
O importante aqui é a ideia, essa personagem que se chama Amanda seria uma fanática por ovinis, extras terrestres, e etc.
A ideia dessa historia foi abandonada por um tempo, mas estava ali registrada em papel a qualquer momento eu poderia ir lá e pegar ela de volta, entenderam essa parte, registrar a ideia em um papel evita que ela se perca.
que eu tenho eu desenho nele.
Essa dica do caderno de bolso não é nenhuma novidade, acho que todo desenhista sempre fala sobre isso em algum momento, porém eu vejo poucos usando esse caderno.
A importância do caderno de bolso é enorme, nos nunca sabemos quando uma ideia vai brotar na nossa frente, e ai as vezes temos aquele momento de epifania e pronto onde está o lápis e o papel para desenhar.
Agora se você tem o caderno de desenho isso não vai acontecer, a ideia surge e pronto é só colocar a mão no bolso e registrar tudo, fácil e rápido.
(Estou parecendo aquelas propagandas da polishop)
Agora existe uma regra para usar o caderno de bolso, essa é uma regra que eu uso, não é algo geral mas serviu muito para eu não parar de desenhar.
A regra é não deixar um desenho pela metade no caderno de bolso, ou seja se começou tem que terminar o desenho, essa regra faz você entrar num estado de concentração maior.
Agora vou contar como o caderno me ajudou na ideia de uma personagem que eu estava tentando recriar.
Senta que lá vem historia.
Esse é um desenho muito antigo.- Que bosta de desenho em Haw!
- Concordo com você amiguinho fã de One Piece, porém esse desenho é antigo, ah!, e se não gostou faz melhor.
Enfim esse desenho é bem antigo, nessa época eu mal sabia o que era proporção e todos os "mimimis" de desenhar bem.
O importante aqui é a ideia, essa personagem que se chama Amanda seria uma fanática por ovinis, extras terrestres, e etc.
É tipo isso ai.
A ideia dessa historia foi abandonada por um tempo, mas estava ali registrada em papel a qualquer momento eu poderia ir lá e pegar ela de volta, entenderam essa parte, registrar a ideia em um papel evita que ela se perca.
Quando pensei em retomar a ideia dessa historia eu queria redesenhar a Amanda e arrumar algumas coisas na personalidade dela também, para isso usei o caderno de bolso.
Um dia então tive uma visão de uma cena com a Amanda, logo peguei o caderno e rabisquei isso.
Lost in thought and lost in time. ( fãs de Pink Floyd entenderam)
Essa visão da Amanda sendo abduzida gerou uma visão melhor dela, antes eu imaginava a Amanda sendo um menina pateta, atrapalhada e vidrada em coisas de alienígenas, mas depois disso eu tive uma visão mais seria dela, como uma menina mais fechada, observadora, e desconfiada, apesar que ela ainda seria atrapalhada e as vezes pateta o interessante foi o preenchimento das lacunas da personalidade dela que estavam bem fracas.
Logo depois disso tive uma outra visão melhorada da feição dela, e então depois de algumas semanas me veio a imagem do rosto dela na minha mente, e logo passei a mão no caderno de desenho.
E com isso a ideia saiu da cabeça e foi para o papel, não vamos discutir técnicas de desenho e etc. Isso não vem ao caso agora, o importante é a passagem da visão que está lá dentro da sua cabeça para o papel.
A Amanda foi recriada graças a presença constante do caderno, talvez se eu não estivesse com ele nesse dia eu não teria desenhado o rosto dela e ai a ideia teria ido embora.
Mais tarde fiz mais dois desenhos dela em folha A4, o primeiro não ficou do jeito que eu queria mas o segundo ficou exatamente como eu sempre imaginei ela.
Aqui está a ideia no papel.
Tudo isso que eu disse serve para você também, mesmo que você não saiba desenhar bem*
* Vou fazer uma matéria separada só sobre esse assunto.
Então o caderno de bolso iria resolver todos meus problemas de criatividade?
Eu diria que resolveria pelo menos uns 60%, não seria o fim das "travadas".
O que resolve as travadas é não parar de desenhar, a rotina de desenhar todos os dias deve ser mantida, mesmo que seja só um rascunho sem compromisso, as ideias só param de existir quando a gente deixa de perseguir elas.
O problema é que é fácil se distrair, e também tem a desculpa clássica: "Não tenho tempo"
Colocar barreiras a sua frente é pior ainda dizer que não tenho tempo para desenhar é uma mentira, desenho não leva tanto tempo assim para ser feito, um rascunho simples pode ser feito em alguns segundos, existe sites como o posemaniacs que propõe o desafio de fazer um esboço em 30 segundos vou deixar o link aqui; http://www.posemaniacs.com/thirtysecond
Finalizando, quando se trata de converter uma ideia em um desenho, o principal é simplesmente desenhar, sem se preocupar com técnicas elaboradas. Não existe segredos quanto a isso, uma outra coisa que também deve ser feita é se livrar da ideia que "eu não sei desenhar" mas isso é outro assunto.
Então galera é isso o assunto ficou um pouco extenso, mas espero que eu tenha ajudado com os exemplos e com as dicas.
Como sempre a matéria foi meio corrida, não deu para fazer revisão de tudo.
Até a próxima terça feira, eu irei postar mais uma matéria sobre perspectiva, até lá.